Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí oferece gratuitamente aos agricultores da cidade o monitoramento da fertilidade do solo da propriedade. A ação acontece por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

O programa consiste na análise de solo e resulta na recomendação de adubação e calagem específica para cada situação. Com a informação, os agricultores conseguem melhorar a produtividade do sítio. As amostras vão para um laboratório, que realiza a análise do tipo físico-química.

Os engenheiros agrônomos da UGAAT recebem o resultado e fazem a recomendação ao proprietário. Assim, os produtores podem utilizar o laudo durante o processo de solicitação de financiamentos para custeio de safra junto aos bancos.

“A recomendação agronômica é que permite a aplicação de corretivos e fertilizantes com as fontes, doses e épocas adequadas, evitando-se desequilíbrios e desperdícios”, comenta o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Felipe Magro.

Para solicitar o serviço, basta ao produtor entrar em contato com a UGAAT, diretamente no Paço Municipal (Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, 5º andar, Ala Norte) ou por telefone (11) 4589-8581 e receber as orientações para a coleta das amostras.

“Se você é um agricultor local, aproveite essa oportunidade para entender melhor a saúde do seu solo e melhorar suas práticas agrícolas. Com a análise de solo, você terá informações valiosas sobre os nutrientes presentes, o pH e outras características importantes para o crescimento saudável das plantas. Entre em contato conosco para agendar sua análise e dar o próximo passo em direção a uma agricultura mais sustentável e produtiva”, disse a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

[tdj-leia-tambem]