Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município.

A Nova UBS Jardim do Lago e a UBS Tamoio estarão abertas das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h).

Assim, podem buscar atendimento nestas unidades pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados de dengue.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Os sintomas graves da dengue são dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Pessoas com mais de 60 anos, com comorbidades ou que apresentem sinais graves da dengue devem procurar atendimento nos Prontos Atendimentos abaixo:

  • Pronto Atendimento Hortolândia: 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h)
  • Pronto Atendimento Ponte São João: 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h)
  • Pronto Atendimento Retiro: 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h)
  • UPA Vetor Oeste: Atendimento 24h

Ações da Prefeitura de Jundiaí no combate à dengue

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o município decretou situação de emergência para dengue e está intensificando as ações de combate à doença.

A gestão criou um Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue para articular as ações de diferentes secretarias. Além disso, uma Sala de Situação da Saúde monitora a situação da dengue em tempo real e tomar medidas antecipadas.

A prefeitura também ampliou as ações de vistoria em imóveis para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da cidade. Assim, as equipes orientam a população sobre como prevenir a dengue e eliminar os criadouros do mosquito.

Mutirões de limpeza recolhem inservíveis que podem servir de criadouros para o mosquito e a nebulização veicular passa por localidades com alta transmissão da dengue na cidade. A gestão ainda produz trabalhos educativos sobre a dengue em escolas e terminais de ônibus e campanhas de mídia para conscientizar a população sobre a prevenção.

Além disso, a Prefeitura pede a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação da dengue.

[tdj-leia-tambem]