Campanha de vacinação contra gripe em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí inicia na próxima segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A primeira etapa contemplará os idosos, público mais suscetível a desenvolver a forma mais grave da doença.

Até quarta-feira (27), a aplicação será exclusiva para idosos a partir de 70 anos. Já entre os dias 1º e 5 de abril, para idosos com 60 anos ou mais. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, exclusivamente, das 8h30 às 11h30. No período da tarde, o atendimento das salas de vacinas dos equipamentos será para a aplicação dos imunizantes da rotina.

“A vacina contra a Influenza é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes. Neste ano, houve a antecipação da campanha, que tradicionalmente começa em abril, em razão do aumento da circulação de vírus respiratório no País. Iniciaremos pelos idosos e, depois, abriremos para os demais grupos prioritários para que a população elegível possa estar protegida antes do inverno”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Vacina anual contra gripe

Anualmente, a Saúde atualiza a vacina para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil. A população pode receber a dose contra Influenza junto a qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e também com o reforço contra a Covid-19.

“É importante que essa população também aproveite a ida aos equipamentos de saúde e receba o reforço contra o coronavírus. É necessário manter o esquema atualizado, ou seja, ter tomado a dose adicional da vacina bivalente nos últimos seis meses, como preconizado pelo Ministério da Saúde. A Covid-19 não parou de circular e a população idosa é a que acaba desenvolvendo as formas mais graves da doença e indo a óbito”, acrescenta.

Para receber a vacina, será necessário apresentar documento com CPF. De acordo com determinação do Ministério da Saúde, a equipe registrará a dose no sistema de informação do órgão.

[tdj-leia-tambem]