
A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí intensifica a imunização contra a Poliomielite em campanha contra a paralisia infantil. A campanha tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar uma dose adicional da Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos.
A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí. A aplicação acontecerá durante o horário de atendimento das salas de vacinação de cada unidade.
Combate à Pólio
A poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença viral grave que ataca o sistema nervoso, podendo causar paralisia irreversível nos membros inferiores. O Brasil está livre da circulação do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, o país foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus em 2023, devido à queda na cobertura vacinal.
A vacinação é a principal forma de prevenir a pólio, mas a cobertura vacinal contra a doença em Jundiaí ainda está abaixo da meta de 95%. Em 2024, até abril, a taxa no município era de 74,98%. Em 2023, a cobertura ficou em 86,18%. Já nos anos de 2022 e 2021, os índices foram de 80,53% e 76,32%, respectivamente.
O prefeito Luiz Fernando Machado convoca a população a participar da campanha contra paralisia infantil. “Somos a Cidade das Crianças e seguimos empenhados em zelar por nossas crianças e adolescentes. Reiteramos a importância da adesão à campanha contra a Pólio. Não podemos permitir a reintrodução dessa doença. Esperamos contar com toda a população.”
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Maria do Carmo Possidente, é fundamental que os pais levem seus filhos aos postos de saúde. “Todas as crianças menores de um ano precisam ter o esquema vacinal completo contra a pólio, com três doses da VIP. Já a dose adicional da gotinha é para todas as crianças de 1 a 4 anos que já completaram o esquema primário. Com a colaboração de todos, podemos alcançar a meta de vacinação!”
Assim, a campanha segue até o dia 14 de junho. Além disso, a Prefeitura de Jundiaí participará do “Dia D” nacional de mobilização para a imunização.
[tdj-leia-tambem]