Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Published

on

Atualizado há

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes.

Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero da Saúde) da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência do Legislativo.

Em todas as regiões, Jundiaí segue com ações ampliadas de vistoria nos imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As iniciativas incluem orientação aos moradores, mutirões para o recolhimento de inservíveis, nebulização veicular em localidades com alta transmissão, além de trabalhos educativos em escolas e terminais de ônibus, e campanhas na mídia.

Intensificação das ações contra dengue em Jundiaí

“O combate à dengue sempre foi uma atividade permanente, mas, desde dezembro, com os alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, reforçamos as ações intersetoriais, inclusive aos finais de semana”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.

“Porém, ainda existem áreas pontuais com sinais de início e manutenção de transmissão, como os bairros Jardim do Lago, Tamoio e Santa Gertrudes. Estamos agindo e, também, conscientizando a população sobre a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito e do descarte correto de lixo.”

Além disso, na quarta-feira, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos recolheu mais de 3,8 toneladas de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. Entre os itens, estavam baldes, vasos sanitários e pneus, que podem acumular água.

O registro de casos positivos vem crescendo desde janeiro, quando atipicamente antecipou a transmissão da doença no País. Em maio, foram 1.705 ocorrências nas duas primeiras semanas epidemiológicas do mês.

Por dia, equipamentos da Atenção Básica de Jundiaí acolhem mais de 1,2 mil pessoas com sintomas de dengue. Na Urgência e Emergência, atendem em média 400 pacientes diariamente. Semanalmente, 58 pessoas, em média, estão ficando internadas.

“A rede está preparada e garantindo atendimento em tempo oportuno e assistência completa. Adquirimos testes e medicamentos, e efetuamos a contratação de 34 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Enquanto Poder Público, estamos fazendo o enfrentamento e o combate da dengue”, ressaltou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Importância da participação da população

“A redução dos casos também depende do comportamento da população. Precisamos que as pessoas eliminem os criadouros do Aedes aegypti“, acrescentou o gestor. “Em todas as vistorias, as equipes localizaram muitos objetos com água parada nos quintais. Em certos casos, já foi feita a orientação e, ao retornar, encontram a mesma situação, ou seja, o pratinho da planta com água. Se o mosquito não nasce, não temos a doença.”

Jundiaí

Papagaios-de-peito-roxo ameaçados de extinção ganham nova chance na Mata Ciliar

Animas eram criados como animais de estimação, o que gerou comportamentos estereotipados e até mesmo corte das asas

Published

on

Papagaios-de-peito-roxo são resgatados e levados a mata ciliar
Foto: Mata Ciliar

A relação entre fauna e flora é fundamental para a sobrevivência das espécies e a preservação dos ecossistemas. No entanto, ações humanas como o tráfico ilegal e a destruição do habitat natural colocam em risco a biodiversidade. Um exemplo preocupante é o caso do papagaio-de-peito-roxo, ave em perigo de extinção devido à perda das florestas de araucárias, onde atua como…

Continue Reading

Jundiaí

Ana Nicoly vence a leucemia e toca o sino da vitória no Grendacc

Além de comemorar o final do tratamento efetivo contra o câncer, a paciente também festejou seu aniversário de 8 anos, com direito a flores, bexigas e parabéns.

Published

on

Ana Nicoly toca o sino da vitória no Grendacc
Ana Nicoly tocou o sino da vitória no dia em que completa 8 anos (Foto: Divulgação/Grendacc)

Nesta sexta-feira (21), o Hospital da Criança Grendacc teve comemoração em dose dupla: Ana Nicoly tocou o Sino da Vitória, simbolizando o final do seu tratamento efetivo contra uma Leucemia Linfóide Aguda (tipo B), e ainda festejou seu aniversário de 8 anos, com direito a flores, bexigas e parabéns. Ana iniciou seu tratamento no Grendacc em outubro de 2021, passou…

Continue Reading

Jundiaí

Vacina contra Dengue: Jundiaí amplia aplicação para quatro unidades

A partir desta sexta-feira (21), a Nova UBS Agapeama também aplicará a vacina contra dengue na cidade. Saiba mais

Published

on

Administração de vacina contra dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí amplia a oferta da vacina contra a dengue para quatro serviços de saúde. A partir desta sexta-feira (21), a Nova UBS Agapeama se junta à Clínica da Família Hortolândia, Clínica da Família 1 – Novo Horizonte e UBS Retiro na aplicação do imunizante. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e proteger ainda mais a população contra a doença.…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma cinco novas mortes por dengue; cidade soma 13 óbitos

As vítimas, que tinham comorbidades, estavam entre 70 e 91 anos de idade

Published

on

Mosquito da dengue

A Prefeitura de Jundiaí confirmou, nesta quinta-feira (20), mais cinco mortes por dengue no município em 2024, totalizando 13 óbitos pela doença. As vítimas, que tinham comorbidades, estavam entre 70 e 91 anos de idade. Com a atualização, uma morte anteriormente registrada em Jundiaí foi contabilizada em outro município, ajustando o total para 13. A cidade ainda aguarda resultados de…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia projeto para monitorar qualidade da água dos mananciais

A iniciativa prevê a instalação de oito estações de monitoramento em pontos estratégicos dos rios Jundiaí, Jundiaí Mirim, Capivari e Guapeva.

Published

on

Represa Jundiaí, administrado pela DAE Jundiaí
O projeto conta com um investimento de R$ 1,9 milhão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A DAE Jundiaí deu início a um novo projeto de monitoramento da qualidade da água dos mananciais que abastecem a cidade. A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 1,9 milhão, prevê a instalação de oito estações de monitoramento em pontos estratégicos dos rios Jundiaí, Jundiaí Mirim, Capivari e Guapeva. As novas estações serão equipadas com sondas multiparâmetro que…

Continue Reading