Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta terça-feira (3), a Prefeitura de Jundiaí promoverá ações de orientação e conscientização sobre a dengue nos Terminais de Ônibus da cidade. Coordenada pelas Unidades de Gestão de Saúde e Mobilidade e Transporte, a iniciativa integra as estratégias intersetoriais de combate e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite as arboviroses zika e chikungunya.

“Jundiaí atua em várias frentes para conter o avanço da dengue. Os Terminais são locais de grande circulação de pessoas. A partir desta ação, vamos pulverizar ainda mais a informação para que a população compreenda a importância da eliminação dos focos do mosquito. 85% dos criadouros estão nas residências”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. “O engajamento de cada um de nós é um fator essencial neste momento em que os casos da doença aumentam a cada dia. O clima é favorável ao Aedes aegypti e a dengue é uma doença que pode se agravar e matar. Não podemos perder vidas.”

Cronograma dos terminais

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Terminal Colônia será o primeiro a receber a ação, na terça-feira, das 9h às 16h. Na ação, Agentes Comunitários de Saúde conscientizarão os usuários sobre a importância da eliminação de objetos que podem acumular água, servindo de criadouro para o mosquito. Além disso, as equipes estarão em barracas educativas, informando sobre o ciclo do Aedes, sintomas da doença e plantas medicinais e aromáticas com ação repelente.

Ao longo da semana, a ação se entenderá aos Terminais Central, Vila Arens e Hortolândia. “Inicialmente, o foco são esses quatro terminais que fazem a ligação com todo o sistema de transporte coletivo da cidade e por onde circulam quase 12 mil pessoas por dia. Fazemos um chamado para que todos se atentem às orientações e aos cuidados básicos para evitarmos que o mosquito nasça”, destaca o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Alberto de Queiroz Junior.

Cenário da dengue

O Brasil soma mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí registra 982 casos. Desses, 790 são autóctones, 114 importados e 78 em investigação para determinação de local de transmissão. Além disso, 1.083 exames aguardam resultado.

Os dados estão disponíveis na página sobre a dengue: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/, que também conta com informações sobre a rede de atendimento e as medidas de prevenção.

Desde dezembro, a Prefeitura de Jundiaí, a partir da Sala de Situação da Saúde, monitora diariamente os dados. Em todo o Município, a gestão reforçou as ações para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

[tdj-leia-tambem]