
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia.
A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense. No primeiro dia, a mobilização arrecadou 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.
Para otimizar a logística e acelerar a entrega dos donativos, a Prefeitura firmou parcerias com a Azul Conecta e o Grupo Tombini. A Azul Conecta se responsabiliza pelo transporte aéreo das doações para as famílias gaúchas, enquanto o Grupo Tombini cuida do transporte terrestre. Além disso, o Aeroporto de Jundiaí separou hangares para armazenar as doações, que não param de chegar. Os itens mais procurados no momento são água potável, ração para animais domésticos e leite em pó.
“Todos estão envolvidos nesta missão, e o apoio da Azul Conecta e do Grupo Tombini tem sido fundamental para o envio das primeiras cargas de doação”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Nosso desafio agora é mobilizar mais empresas especializadas em logística para que mais doações cheguem às famílias vitimizadas pelas enchentes. Toda ajuda é muito bem-vinda neste momento”, completa.
Generosidade e solidariedade em ação
A mobilização em Jundiaí vai além da arrecadação de itens. Milhares de pessoas se uniram à causa, seja doando seu tempo como voluntários, seja divulgando a campanha nas redes sociais.
Giovanna Santi, voluntária na sua paróquia, foi ao Fundo Social para colaborar no recebimento e triagem das doações. “Nada mais justo, nesse momento, que destinar meu tempo livre para ajudar quem tanto precisa”, afirma.
Já o aposentado Vagner Vidigal, que tem familiares em Uruguaiana, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, doou roupas masculinas, infantis e sapatos. “A situação é muito difícil. Estamos mobilizando todos os esforços para amenizar as dificuldades das famílias gaúchas e oferecer acolhimento”, conta.
A biomédica Giovanna Souza também se uniu à campanha. Ela criou uma rede de apoio entre os familiares e doou produtos de higiene pessoal, água potável e ração para animais desabrigados. “Nunca vivemos nada parecido com essa tragédia. É hora de ajudar as famílias que perderam tudo”, afirma.



Como você pode ajudar
O Fundo Social de Solidariedade segue recebendo doações de itens de higiene pessoal e de limpeza, água potável, colchões infláveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e banho e ração para cães e gatos.
Pontos de coleta:
- Sede do Fundo Social de Solidariedade (avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3): das 9h às 17h (de segunda a sexta-feira)
- Hangar da Azul Conecta (Aeroporto de Jundiaí – Avenida Emilio Antonon, n° 901): das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira)
Para agendar a entrega de doações em grandes quantidades, entre em contato pelos telefones (11) 4589-6320 ou 4589-6319.
[tdj-leia-tambem]