Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em 2023, a Saúde de Jundiaí focou na redução de filas de espera de cirurgias e consultas, principalmente o que ficou represado devido à pandemia. Assim, os trabalhos deste ano resultaram, na redução de mais de 63% a fila de espera por cirurgias eletivas e 48% de consultas especializadas.

Em menos de um ano, a Saúde de Jundiaí realizou cerca de 1,9 mil cirurgias de baixa e média complexidades, da meta de três mil, a partir de convênio com o Hospital São Vicente (HSV). Além disso, o mutirão de consultas com especialistas – que começou em setembro, com investimento de R$ 3,6 milhões – ultrapassou 7,2 mil atendimentos, dos 15 mil previstos, e mais de 28 mil exames, dos 60 mil anunciados.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“A saúde, desde 2017, é área prioritária e, a partir de planejamento, o Munícipio atua para garantir assistência qualificada em todas as necessidades da população. Os mutirões respondem ao que ficou represado durante a pandemia e a ampliação de doenças verificadas neste pós-pandemia”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Ao mesmo tempo, seguimos investindo em reformas e em novas obras para garantir serviços com melhor ambiência e com tecnologia, além de próximo da casa das pessoas. O São Vicente também passa por transformação, e recebeu melhorias que somaram aproximadamente 11 milhões investidos em 2023”, completa o chefe do Executivo.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Teleinterconsulta

Ao longo do ano, a rede municipal de saúde também atendeu a necessidade de consultas especializadas por meio da teleinterconsulta. O sistema inovador é ofertado em todos os equipamentos da Atenção Básica – UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família. O modelo registrou em torno de 1 mil atendimentos em 10 diferentes especialidades e 3 mil exames de eletrocardiograma (ECG), por mês. Dessa forma, possibilitando a redução para até 30 dias do tempo de espera em algumas modalidades. Essa ação recebeu investimento mensal de cerca de R$ 200 mil.

“É uma ação que inovou e foi ampliada neste ano, assim como a implantação do prontuário eletrônico, ferramenta que trouxe ganhos na gestão dos cuidados dos pacientes e está permitindo ações especificas de promoção da saúde para cada região. Ainda tivemos a instalação dos painéis de voz nas recepções dos serviços, que veio para garantir, principalmente, a acessibilidade de portadores de deficiência visual. A saúde teve e sempre terá desafios diários, mas seguimos focados para garantir acesso qualificado e em tempo oportuno, além de ações voltadas à promoção da saúde da nossa população, desde a gestação”, complementa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

[tdj-leia-tambem]