
Segundo o secretário interino da SMISP, Jeferson Coimbra, os trabalhos preventivos são essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem, evitando transtornos durante as chuvas. “A limpeza das bocas de lobo permite que a água escoe corretamente para as galerias pluviais, mitigando riscos de alagamentos e transtornos para a população”, destacou.
Nesta semana, as equipes concluíram a limpeza completa do sistema de drenagem na rua Anna Lenne Faccioni, no loteamento Alto da Malota, além de atuarem na avenida Alexandre Milani, no Jardim Rosaura.
Cronograma intensificado antes do verão
A SMISP segue um cronograma permanente de manutenção, mas o trabalho é reforçado no período que antecede o verão, quando as chuvas são mais intensas.
“Ao longo de todo o ano, realizamos a limpeza preventiva e, quando necessário, utilizamos o hidrojato para desobstrução das galerias. Neste mês de novembro, intensificamos ainda mais os trabalhos, sem deixar de atender também as demandas encaminhadas pelo 156”, reforçou o secretário interino.
Papel da população: evitar o descarte irregular
Enquanto as equipes avançam com a manutenção, o Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) faz um alerta importante: o descarte irregular de lixo e entulho pode bloquear as galerias e causar alagamentos. A Prefeitura reforça que, durante o ano todo, estão disponíveis os serviços de Coleta Orgânica, Seletiva e o Cata-Treco.
Os dias de coleta podem ser consultados aqui, e todos os moradores podem solicitar serviços de limpeza e manutenção pelo número 156.