Jundiaí identifica morcego positivo para raiva
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso de humano contaminado.

A identificação do morcego foi possível graças à atitude proativa de um munícipe que acionou a VISAM pelo telefone 156. Assim, a equipe do órgão imediatamente se dirigiu ao local para recolher o animal com segurança e encaminhá-lo para exame laboratorial.

Orientações para a população de Jundiaí

A VISAM Jundiaí reforça a importância da população estar atenta aos sinais de morcegos em situações não usuais, como no interior de residências, em quintais, voando durante o dia ou caídos no chão.

Nesses casos, a orientação é contatar a VISAM imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350. Os técnicos do órgão farão a retirada segura do animal e tomarão as medidas cabíveis.

Além disso, os munícipes devem tomar outras medidas de seguranças, como por exemplo:

  • Isolar o cômodo onde o animal foi encontrado;
  • Imobilizar o morcego com um objeto como um balde, pote de sorvete, pano ou caixa;
  • Manter os cães e gatos com a vacina antirrábica em dia. A população pode agendar a vacinação gratuita por telefone na VISAM.

Lembre-se: a lei protege animais silvestres como os morcegos. Além disso, eles são considerados importantes para o equilíbrio ambiental. Portanto, matá-los ou agredi-los é crime ambiental.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, em 2023 a cidade registrou 17 casos de morcegos com raiva. Neste ano, já foram contabilizadas seis ocorrências. A VISAM monitora a situação de perto e realiza ações contínuas de vigilância e prevenção da doença.

[tdj-leia-tambem]