
Nesta quarta-feira (13), a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde de Jundiaí entregou as primeiras mudas da implantação do Jardim Terapêutico no Corrupira. A ferramenta integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e nesta primeira fase do projeto, contemplará 15 equipamentos da Atenção Básica da cidade.
“Na rede, já ofertamos oficinas sobre as plantas medicinais e houve a inclusão de dois fitoterápicos para auxiliar no tratamento médico de várias enfermidades. O jardim terapêutico é um incremento, sendo mais uma prática complementar voltada à promoção da saúde”, afirma a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia J. Rodrigues. “A partir desses espaços, promoveremos a troca de conhecimentos, entre o popular e o científico, e ensinaremos a maneira correta de utilizar cada planta para obter o efeito desejado na saúde. Esses espaços também são propícios para que os grupos realizem rodas de conversas, já que o ambiente estimula os sentidos.”
Plantas medicinais
De acordo com a prefeitura, usuários e a equipe de saúde da UBS plantaram, entre outras ervas, capim cidrão, cidreira, melissa, bálsamo, penicilina, anador e dipirona. Além disso, destacou que o canteiro tem altura para atender às limitações físicas e necessidades especiais e está sobre rodas, o que possibilita a locomoção.
“Esse jardim é um grande ganho para o nosso serviço. A partir dele, vamos resgatar um conhecimento que era do tempo dos nossos avós. O carinho e o cuidado para o preparo de um chá, por exemplo, acrescido das propriedades das plantas medicinais, traz muitos benefícios, atuando na saúde de maneira integral”, enfatizou a técnica de enfermagem da UBS, Rácia Rios e Carvalho.
Usuária do equipamento, a dona de casa Vera Lúcia Palermo aprovou a novidade. “Adorei. No quintal, tenho espaço para plantar. Tudo o que eu aprender aqui, vou levar para a minha família, que gosta muito de chás”. As mudas foram desenvolvidas no Jardim Botânico de Jundiaí. O próximo jardim terapêutico será entregue na UBS Esplanada.

[tdj-leia-tambem]