
O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores e autoridades municipais, visitou as obras da Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João na manhã desta terça-feira (2). A unidade de saúde, que está em fase final de construção, com 90% de execução, representa um investimento de R$ 13 milhões e contará com 2.800 m² de área construída.
O complexo de saúde contará com dois pavimentos:
- Térreo: Pronto Atendimento (PA) com estrutura completa de hospital para atendimento de urgência e emergência, incluindo:
- 21 leitos para internação
- Clínica médica
- Pediatria
- Ortopedia
- Equipamentos de raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia
- Primeiro andar: Clínica da Família com modelo de atendimento na Atenção Básica com base na Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo:
- Seis equipes completas formadas por médicos, enfermeiros, dentistas e equipe de apoio (psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista)
- Acesso Avançado possibilitando atendimento pela equipe de saúde em até 48 horas, sem necessidade de agendamento prévio

Ampliação e descentralização do atendimento à saúde
“Teremos aqui na região leste o terceiro maior equipamento de saúde da cidade”, destacou o prefeito. “Com a construção de mais um complexo pré-hospitalar, a prestação do serviço público será ampliada e feita com mais qualidade e agilidade, além de descentralizar o atendimento e garantir assistência perto da casa das pessoas.”
O Gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, ressaltou a resolutividade do novo complexo. “São dois equipamentos completos que atenderão todas as necessidades da população, com resolutividade de 99% nos casos. Aqui haverá o atendimento de casos de urgência e emergência, além da oferta de 14 diferentes especialidades. Dessa forma a saúde avança de forma inteligente e assertiva para melhor atender à população.”
A previsão é que o Pronto Atendimento e Clínica da Família da Ponte São João esteja em operação no segundo semestre deste ano.
[tdj-leia-tambem]