
O terceiro encontro do Fórum Jundiaí 2050, evento que ocorreu segunda-feira (21), também marcou a abertura da 2ª edição do Circuito Urbano da ONU-Habitat, programa da Organização das Nações Unidas que visa tornar as cidades mais sociais e ambientalmente responsáveis.
O Circuito Urbano, que tem a parceria da Prefeitura de Jundiaí, promove eventos até a sexta-feira (25). A programação tem o objetivo é debater temas como Educação, Cultura, Energia, Espaços públicos e Mobilidade em cinco painéis temáticos que reunirá especialistas nacionais e internacionais. Os temas foram selecionados a partir do que os organizadores entendem como prioridade para o desenvolvimento humano.
O Prefeito Luiz Fernando Machado esteve na abertura do encontro e ressaltou as ações realizadas no município em busca de soluções para a mobilidade, economia criativa e incentivar o protagonismo das pessoas. “Jundiaí é uma cidade que, ao longo do tempo, se planejou. Por isso, é fundamental que tratemos do futuro agora, com discussões envolvendo todos os setores, buscando a inovação, a redução das desigualdades, a promoção da cultura, a mobilidade e a Educação direcionada para a formação de crianças que tenham em suas mãos, uma cidade que será boa para elas, e para todos. A Educação, com o Programa Escola Inovadora, propõe o protagonismo para as crianças, para que estejam preparadas para os desafios do futuro”, explicou.
[tdj-leia-tambem]
De acordo com a analista de programas (ONU Habitat Alagoas), Daphne Besen, também palestrante no evento, saber que Jundiaí tem um planejamento para longo prazo, com o Plano Plurianual, e os objetivos de desenvolvimento social integrados é importante, já que são poucas as cidades que contam com esse tipo de iniciativa. “São nos municípios que ocorrem as mudanças para o desenvolvimento sustentável e a redução da desigualdade. Jundiaí, com o foco no desenvolvimento da cidade direcionada para a criança, garantirá uma cidade melhor para todas as idades”, comentou. Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.
A programação completa está disponível no evento do Facebook Circuito Urbano 2019.