
O II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste, que será realizado na Adega Beraldo di Cale nos dias 29 e 30 de novembro, está com inscrições abertas.
O evento é organizado pela EnoConexão, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e do Polo Turístico Circuito das Frutas, do qual o município faz parte.
Para Marcela Moro, diretora do Departamento de Turismo da UGAAT, a expectativa é positiva e são esperados mais de 300 participantes de todo o Sudeste. “Um evento como esse melhora a qualidade da produção e, consequentemente, pode incrementar o fluxo turístico local”, destaca.
O sócio da EnoConexão, Rafael Vicchini, acredita que o evento irá proporcionar acesso a informações, tendências e pesquisas fundamentais ao trabalho do produtor local e nacional.
Com análises apresentadas por Lucas da Ressurreição Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho-Bento Gonçalves, o encontro envolverá também fatores motivacionais, com apresentações de soluções para o plantio da uva e visões de mercado, pelo agrônomo e enólogo chileno Cristian Sepúlveda.
A programação dos dois dias é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira:
Sexta-feira (29)
- 13h – Abertura
- 13h15 – Palestra: Sistemas de Condução da Videira e Suas Particularidades, com Leonardo Cury da Silva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.
- 14h45 – Palestra: “Vitivinicultura de Qualidade para o Sudeste Brasileiro: Colheita de Inverno”, com Agrônomo e Enólogo Cristian Sepúlveda da Vinícola Terra Nossa.
- 15h30 – Mesa redonda: “Vitivinicultura no Polo do Circuito das Frutas: realidade, possibilidades e novos caminhos”, com os mediadores José Luiz Hernandes, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Centro de Frutas, Fábio Laner Lenk, do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque e Adriana Renata Verdi, do Instituto de Economia Agrícola.
- 17h – Palestra: Podridão da uva madura e outras doenças de final de ciclo, com Lucas da Ressurreição Garrido, da Embrapa Uva e Vinho.
Sábado (30)
- 10h – Abertura dos Espaços dos Expositores: Networking, exposições e Informações Gerais.
- 13h – Palestra: “Vinhos Naturais – a bola da vez”, com Didú Russo.
- 13h45 – Palestra: Agroindústria de transformação da uva e do vinho: agregação de valor ao produtor rural, com Mariana Vasconcellos Dullius do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema.
- 14h45 – Palestra: A influência do enólogo na elaboração dos vinhos, com Celito Crivelaro Guerra, da Embrapa Uva e Vinho.
- 16h – Palestra: “Rolhas: qualidades e influências no vinho”, com Avelino Zanetti Filho, da RCork Brasil.
- 17 – Encerramento com sorteio de brindes e produtos.