
Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu no gabinete Luigi Franco e Mauro Zardetto, técnicos e professores da Scuola Enologica G.B Cerletti, localizada em Conegliano, na Itália. O encontro teve como objetivo discutir a recente parceria firmada entre a escola italiana e o Centro de Enologia de Jundiaí.
A visita aconteceu após a primeira aula experimental da parceria entre os centros, na segunda-feira (04). Luigi e Mauro ministraram a aula sobre vinificação da Uva Niagara Rosada de Jundiahy e experimento de pesquisa na redução do foxado e vinho de uvas americanas. A aula aconteceu na ETEC Benedito Storani, com a presença de alunos dos cursos técnicos de Viticultura e Enologia e Alimentos.
“Jundiaí conquista, cada vez mais, o seu espaço no cenário internacional. A parceria firmada e a presença de técnicos italianos na cidade visam potencializar a qualidade do nosso produto. E consequentemente, melhorar o nosso tão importante turismo rural da cidade”, avaliou o prefeito.
Parceria Itália-Jundiaí
O acordo possibilita também:
- A identificação do enoavatar do Vinho Paulista, em especial para região de Jundiaí;
- Organização de missões entre as instituições com atividades experimentais;
- Plantio de um vinhedo experimental na ETEC com seis variedades de uvas do Veneto, sendo três brancas e três tintas;
- Desenvolvimento de atividades de monitoramento e catalogação de uvas;
- E a implantação de um departamento dedicado à microvinificação e microespumatização.
“A Scuola Enologica G.B Cerletti é a primeira escola de enologia da Itália. A parceria com essa grande instituição possibilitará um intercâmbio e troca de experiências bastante ricas com o objetivo de melhorar ainda mais o nosso produto, já conceituado em todo o Brasil. Jundiaí está no caminho certo e só tem a ganhar com essa parceria”, comenta Eduardo Alvarez.
Jundiaí conquistou o Centro de Enologia a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
[tdj-leia-tambem]