Autoridades de Jundiaí em reunião com representantes do Reino Unido sob um banner azul da prefeitura da cidade.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (23), Jundiaí recebeu a visita de um grupo de profissionais de saúde do Reino Unido. Os visitantes são integrantes da empresa Modality, comprometida com os valores do National Health System (NHS) – o sistema de saúde da Inglaterra. O NHS fornece serviços de atenção primária para mais de 7 milhões de pessoas no país.

O Instituto Qualisa de Gestão (IQG), parceiro do Hospital São Vicente de Paulo, intermediou o encontro. Assim, o objetivo é promover a troca de experiências entre os dois sistemas de saúde e explorar melhores práticas para o desenvolvimento sustentável na área.

A delegação britânica teve o CEO Dr. Vincent Sai, Diretora Médica de Atenção Primária Draª Mina Gupta, Executiva Draª Ravi Sandhu e Danilo Moreira do Consulado Britânico. Quem os recebeu foram autoridades de Jundiaí, incluindo o Superintendente do HSV, Matheus Gomes; o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Frederico Michelino de Oliveira; a Coordenadora Administrativa do Núcleo Técnico da Estratégia de Saúde da Família (NTESF), Pamela Mango; o gestor da Casa Civil (UGCC), Dr. Gustavo Maryssael; e o gestor de Promoção da Saúde (UGSP), Tiago Texera.

Experiências e soluções

De acordo com Matheus Gomes, a parceria entre o HSV e o IQG possibilitou a Certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno em dezembro de 2023. Atualmente, a instituição está em processo de qualificação integrada para certificação em rede, juntamente com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). A qualificação garantirá a padronização dos atendimentos e o alinhamento das ações nos serviços.

“Por meio desta parceria com o IQG, tivemos conhecimento sobre a Modality, que buscava a troca de experiências com uma unidade que presta bom atendimento em saúde no Brasil. Jundiaí foi escolhido por sua seriedade e pela qualidade do trabalho que desenvolve em benefício da população”, explicou Gomes.

Jundiaí é modelo de referência em atenção primária

A CEO do IQG, Mara Machado, ressaltou a oportunidade de estabelecer uma parceria com o Reino Unido e discutir sobre o redesenho da saúde. De acordo com ela, Jundiaí foi escolhida a dedo por sua grande maturidade nesse quesito.

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, considerou a visita um momento ímpar para a troca de experiências entre o SUS e o NHS. “Jundiaí ensinou muito sobre seu modelo de atenção básica e também aprendeu com o NHS para avançar na área”, disse.

Além disso, o CEO da Modality, Dr. Vincent Sai, expressou sua satisfação com a visita e a oportunidade de colaborar com o SUS. “A ideia é promover uma colaboração entre o sistema público de saúde inglês e o SUS. Foi um prazer entender as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas aqui em Jundiaí e fazer parte disso”, afirmou.

O gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, enfatizou a importância do encontro para mostrar as qualidades da saúde pública de Jundiaí e compartilhar experiências com os visitantes. “Jundiaí também teve a oportunidade de aprender com as boas práticas do NHS e incorporar ações para beneficiar seus munícipes”, disse.

[tdj-leia-tambem]