
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí manterá dois equipamentos de saúde abertos para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue durante o feriado de Corpus Christi.
- Nova UBS Jardim do Lago: Rua Leonita Faber Ladeira, 1358
- UBS Tamoio: Rua Orestes Barbosa, s/n
Assim, as unidades funcionarão na quinta-feira (30), sexta-feira (31) e no sábado (1º), das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). O atendimento será destinado a pacientes de Jundiaí que apresentem sintomas leves e moderados de dengue, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.
Além disso, para casos mais graves de dengue, que incluem pessoas com mais de 60 anos, pacientes com comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, a orientação é que busquem atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João, Retiro e UPA Vetor Oeste de Jundiaí.
Sinais de alarme para casos graves: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Situação de Emergência para dengue em Jundiaí
O município de Jundiaí se encontra em estado de emergência para dengue. Dessa forma, novas estratégias de combate à doença estão sendo articuladas pelo Comitê Intersetorial, e a Sala de Situação da Saúde monitora a situação e toma medidas antecipadas.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a gestão está intensificando as ações de combate à dengue em todas as regiões da cidade. As medidas incluem:
- Vistorias em imóveis para verificar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
- Orientação aos moradores sobre prevenção da dengue.
- Mutirões para recolhimento de inservíveis.
- Nebulização veicular em áreas com alta transmissão.
- Trabalhos educativos em escolas e terminais de ônibus.
- Campanhas de conscientização na mídia.