Alunos que estudaram a cultura islâmica
Foto: Arquivo Pessoal

A proposta “Uma viagem de Meca a Jundiaí” foi um projeto interdisciplinar desenvolvido com a turma do 4º ano A na EMEB Profa. Janet Ferreira Prado, pelo professor Edward Campanario, referente a cultura islâmica. Este projeto envolveu diversas áreas do conhecimento, oferecendo aos alunos uma imersão cultural sobre os povos islâmicos e suas contribuições históricas para a humanidade.

Durante o projeto, momentos de leitura focaram em contos e fábulas da cultura islâmica. Os alunos exploraram as histórias de Mulá Nasrudin, um personagem popular da tradição turca, e fábulas de origem árabe. Essas leituras foram integradas à prática de escrita diária dos alunos, aprimorando sua produção textual e enriquecendo seu repertório literário com histórias de diferentes culturas.

Visita à Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz

Em 02/10/24, a Turma 4A fez uma visita à Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz, onde tiveram a oportunidade de conversar com o sheik Antar Elashry e outros membros da comunidade islâmica de Jundiaí.

Esse encontro proporcionou às crianças uma experiência direta com os valores da cultura islâmica, promovendo convivência e respeito à diversidade. Eles também puderam experimentar escrever e recitar seus nomes em árabe, o que ampliou o conhecimento sobre a língua e cultura árabe.

Mesquita Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Um ponto alto da visita foi a entrevista realizada pela repórter mirim, uma integrante do projeto da Unidade de Gestão Educação, que visa preparar alunos para experiências de atuação jornalística. A repórter gravou uma entrevista com o sheik, utilizando perguntas elaboradas em sala de aula.

Criação do livro didático sobre cultura islâmica

O projeto foi sistematizado pelo professor Edward Campanario e transformado em um livro que reúne diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de temas sobre patrimônio local e cultura islâmica.

O livro conta com a participação dos alunos Adan e Talia, de origem egípcia, que contribuíram com suas perspectivas sobre serem de cultura e religião distintas no Brasil. Além disso, foram criados os personagens Fátima e Omar, crianças muçulmanas fictícias que vieram para Jundiaí, simulando uma narrativa de imigração e adaptação cultural.

O livro “Uma viagem de Meca a Jundiaí” pode ser acessado a partir deste link.

Alunos que estudaram a cultura islâmica
Foto: Arquivo Pessoal

Inspirado pelo Desemparedamento da Escola

Inspirado pelo conceito de “Desemparedamento da Escola”, o projeto foi além dos muros escolares, promovendo interações com a comunidade local e a exploração do bairro ao redor. Os alunos utilizaram o transporte público (linha 514) para chegar ao terminal da Vila Arens, reforçando o conhecimento do bairro e dos arredores da escola, uma experiência prática de integração com o ambiente externo.

Participação e impacto cultural

O projeto contou com a participação entusiástica dos alunos e apoio das famílias, com 31 dos 35 alunos participando de todas as atividades. As crianças vivenciaram a cultura islâmica de acolhimento, celebrada com chá, bolo e tâmaras, que marcaram a visita como um momento especial e de grande aprendizado.

[tdj-leia-tambem]