
Nesta quarta-feira (29), um grupo de crianças de diferentes regiões da cidade, acompanhadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado, deu início às obras do Parque ‘Mundo das Crianças’, em Jundiaí (SP).
O grupo levou uma cápsula do tempo, dispositivo que contém o documento com sugestões e propostas, elaboradas pelo Comitê das Crianças, para se transformarem em medidas práticas no município.
A cápsula foi colocada embaixo da pedra fundamental das obras – que pesa 20 toneladas -, para que, dentro do período de 10 anos, seja resgatada, permitindo um comparativo entre os períodos.
Segundo o diretor-presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Palhares, a localização do parque, que fica na Rodovia Cereser, foi escolhida devido ao seu contexto histórico.
“Muita água já passou por esses tubos, que já estavam sem uso e sem vida. Hoje, eles voltam à cena ornamentando este local. É a simbologia da vida, do acolhimento da natureza”, detalhou.
O encontro, iniciado na sede da DAE, foi aberto com café da manhã especial preparado para as crianças. No local, também estiveram presentes os gestores da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha e vereadores.
‘Mundo das Crianças’ terá estrutura completa
O parque, que tem obras executadas pela DAE e iniciou a sua primeira fase, abrange 170 mil metros quadrados. Agora, as equipes estão executando a terraplanagem do local e construção de portarias e banheiro.
O espaço terá 12 quadras poliesportivas, praças – algumas com fontes interativas-, pista de skate, parkour, ciclovia, paredes de escalada, lanchonetes, pavilhão de artes, casas nas árvores, brinquedos comuns e adaptados para deficientes.
O local é marcado por um foguete de 10 metros alturas, que empresa, inclusive, sua forma para a Cápsula do Tempo.
“O Mundo das Crianças foi concebido com o propósito de preencher uma lacuna fundamental para que as crianças, independente do poder aquisitivo, tenham acesso à diversidade das experiências”, afirmou o prefeito Luiz Fernando.
Segundo o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, que acompanha o Comitê das Crianças, o parque é um pedido antigo da garotada. “Eles pediam um parque para que pudessem brincar e se divertir”, destacou.