
Nesta quinta-feira (29), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, bateu o martelo no leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte. O projeto ligará a cidade de São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí.
Quem venceu o leilão foi o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, integrado pela Comporte Participações SA e a CRRC Hong Kong. Assim, será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos pelo transporte ferroviário. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões.
“Este projeto é emblemático porque é o primeiro, é inovador, é vanguarda. É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vem logo com três serviços: a Linha 7-Rubi; o Trem Intermetropolitano na região de Campinas e Jundiaí; e o trem expresso de Campinas a São Paulo. Imagine como a vida das pessoas vai mudar”, afirmou Tarcísio. “É um projeto muito relevante em termos de mobilidade e abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária e transporte de passageiros.”
Além do Trem Intercidades, o empreendimento engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Campinas e Jundiaí. A C2 também terá a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Representando Jundiaí
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; e o gestor de Governo e Finanças da cidade, José Antonio Parimonschi, estiveram com Tarcísio na cerimônia.
“Luiz Fernando Machado, nosso prefeito de Jundiaí. Há tempos conversando ele me dizia o quanto esse trem vai transformar Jundiaí, em todos os aspectos, em todas as dimensões. A gente conversava inclusive do que vai acontecer na dimensão do real estate, na dimensaão imobiliária”, comentou o governador.
“É a demonstração clara de que o trabalho dá resultado às pessoas. Nós estamos muito felizes, hoje é um momento de muita festa, é a transformação da mobilidade da nossa cidade, especialmente no que diz respeito aos passageiros”, destacou Luiz Fernando. “Hoje é uma vitória de um trabalho intenso […], um trabalho bonito que foi realizado de planejamento de Jundiaí para que nós alcançássemos hoje esse estágio. O Trem Intercidades é licitado, ele é publicado, mas houve o dever do município anteriormente, esse dever foi cumprido por nós. Felicidade, planejamento e entrega para as nossas pessoas daquilo que é o melhor. Hoje é um dia de festa aqui na bolsa de valores de São Paulo, na B3, pelas conquistas que nós recebemos”, concluiu o prefeito de Jundiaí.
“Muita alegria para a gente ver aqui o que está acontecendo. É uma transformação da mobilidade que vai trazer muito desenvolvimento no Estado de São Paulo – a região de Campinas, Jundiaí e São Paulo em uma hora é um sonho. O trem volta a ser um ativo importante nos nossos meios de mobilidade. R$ 14 bilhões em investimentos, isso muda a realidade da nossa cidade”, relatou o gestor Parimoschi.
“É uma honra para todos nós do consórcio C2, composto pela Comporte Participações e CRRC. Não seria possível dar sequência e participarmos sem que estivéssemos com total confiança no trabalho de excelente condução por parte do Governo do Estado de São Paulo. É uma honra poder gerar exemplos para que outros venham contribuir para o crescimento do estado e da nossa nação”, disse José Efraim Neves da Silva, diretor institucional da Comporte e coordenador geral do consórcio.