Mata Ciliar recebe oitavo cachorro-do-mato em 2024

O Cras da Mata Ciliar recebeu nessa semana um cachorro-do-mato, o oitavo somente neste ano, o que levanta preocupações sobre a situação do animal na região. A espécie é importante para o equilíbrio ecológico das áreas de mata que ainda restam, ajudando no controle de outras espécies e a dispersar sementes de árvores frutíferas.

O animal, uma jovem fêmea, foi encontrado debilitado em uma fazenda de Jaguariúna e entregue aos cuidados da equipe da Mata Ciliar, que contou com o suporte do Grupo Unieduk para oferecer os tratamentos e procedimentos necessários.

“Ela chegou bem prostrada e apática, com muita dificuldade para respirar e apresentava baixa frequência cardíaca. Realizamos uma radiografia e confirmamos que seu pulmão estava comprometido, com áreas indicativas de uma pneumonia. Então, iniciamos um tratamento com medicação e oxigênio para ajudar na respiração. Agora, vamos continuar com o monitoramento para reverter esse quadro”, pontua Gabriel Rodrigues, médico veterinário da
Mata Ciliar.

A UniEduk é Guardiã da Mata e contribui para a manutenção dos projetos de conservação da biodiversidade da associação.

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.