Prefeitura de Jundiaí em reunião com comerciantes.
Atualmente há 260 permissionários cadastrados junto ao Departamento de Abastecimento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na segunda-feira (20), ocorreu uma reunião entre a nova gestão municipal e os permissionários das feiras e varejões de Jundiaí.

Promovido pelo Departamento de Abastecimento da UGAAT (Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo), o encontro buscou fortalecer o diálogo com os trabalhadores, apresentar novas equipes e encaminhar demandas relacionadas aos serviços públicos municipais.

Durante a reunião, realizada na Sala Santos-Jundiaí, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância de manter um canal aberto de comunicação com os permissionários.

“Assim como temos feito com os demais segmentos, quisemos estabelecer este canal de diálogo com os permissionários, além de assumir nosso compromisso de fomentar este serviço diário deles nas feiras e varejões da cidade. A ideia é ouvir as demandas e trazer boas notícias, como um pedido meu para a Guarda Municipal para que estejam ainda mais presentes nas ruas, trazendo mais sensação de segurança ao local em que trabalham”, afirmou Martinelli.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Compromisso com o desenvolvimento das feiras

A gestora da UGAAT, Marcela Moro, também reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar e aprimorar as atividades dos permissionários. “Ficam aqui a nossa disponibilidade e intenção de aprimorar o trabalho que vocês já vêm desenvolvendo de forma admirável”, declarou.

Marcela lembrou ainda sobre o início do recadastramento anual obrigatório, que será realizado em fevereiro pelo portal do Balcão do Empreendedor, e destacou o trabalho de construção da nova legislação municipal para as feiras.

Segundo o Departamento de Abastecimento, atualmente 260 permissionários estão cadastrados, atuando em 37 feiras e varejões municipais, distribuídos por 30 bairros de Jundiaí. Esses locais empregam cerca de 700 trabalhadores, dos quais 30 são produtores rurais, que comercializam diretamente com os consumidores.

[tdj-leia-tambem]

Segurança, mobilidade e fiscalização

A reunião também contou com a participação de representantes de diferentes áreas da administração pública, que apresentaram medidas para aprimorar o funcionamento das feiras:

O subinspetor Denis, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), informou sobre a reorganização do patrulhamento, com reforço na presença das viaturas nos locais das feiras, atendendo a um pedido direto do prefeito.

A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, abordou estratégias de integração e ampliação dos serviços para atender a população em situação de rua, buscando organizar melhor os atendimentos relacionados às feiras.

Representantes do Departamento de Trânsito explicaram sobre a integração do sistema de interdições com aplicativos de mapas e trânsito, otimizando o acesso aos eventos. E a Divisão de Fiscalização do Comércio destacou o aumento na presença de agentes de fiscalização nos locais, garantindo o cumprimento das normas.

Um futuro promissor para feiras e varejões

Com o objetivo de fortalecer o setor, a gestão municipal reforça seu compromisso em manter as feiras e varejões como espaços essenciais para o comércio local e o abastecimento da população. A integração de diferentes áreas da administração pública, aliada ao diálogo com os permissionários, demonstra o esforço para tornar essas atividades mais seguras, organizadas e sustentáveis.