Mortalidade no trânsito: Jundiaí contesta ranking do Infosiga
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí contesta ranking do Infosiga sobre mortalidade no trânsito

Ao Tribuna de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí contestou as informações do levantamento. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Jundiaí contesta ranking do Infosiga sobre mortalidade no trânsito
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um levantamento recente do Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, posicionou Jundiaí como a cidade do interior paulista com a maior taxa de mortalidade no trânsito, com 16,29% nos últimos sete meses.

De acordo com os dados do Infosiga, entre janeiro e julho deste ano, 14 motociclistas perderam a vida nas vias de Jundiaí, sendo a maioria homens. Além disso, o número de atropelamentos fatais também apresentou um aumento significativo, com nove registros no período.

Prefeitura de Jundiaí contesta dados sobre mortalidade no trânsito

Ao Tribuna de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí contestou as informações do levantamento, argumentando que o ranking leva em consideração acidentes fatais que aconteceram em rodovias, que seriam a maior parte das ocorrências registradas em nome da cidade.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, essas rodovias “são de competência estadual entregue a concessão em sua maioria, vias essas em que não podemos intervir”.

“Nos últimos dois anos, os óbitos nos trechos de circunscrição municipal têm apresentado redução e dentro da metodologia de mortes por 100 mil habitantes, Jundiaí tem índices de países de primeiro mundo”, destaca a gestão municipal. “Em 2023, o ano encerrou com 21 óbitos e taxa de mortes de 4,75 por cem mil habitantes e de janeiro até 23 de agosto de 2024, com 11 óbitos no perímetro urbano, os dados apontam 2,45 óbitos por cem mil habitantes.”

Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, a metodologia utilizada pelo Infosiga para a elaboração do ranking sobre mortalidade no trânsito mudou, passando a considerar os últimos 12 meses acumulados, em vez de períodos menores como era feito anteriormente.

“Nos últimos dois anos, os óbitos nos trechos de circunscrição municipal têm apresentado redução e dentro da metodologia de mortes por 100 mil habitantes, Jundiaí tem índices de países de primeiro mundo”, destaca a gestão de Mobilidade e Transporte.

Gestão de Jundiaí destaca importância das ações de educação no trânsito

Ao longo dos anos, a Prefeitura de Jundiaí realiza ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego para prevenção e redução no índice de mortalidade no trânsito. De acordo com a gestão municipal, isso têm surtido efeito esperado. “Esses dados impactantes reforçam perante à sociedade o que a Gestão de Trânsito visa mostrar com suas ações: a necessidade de a todo momento, de forma voluntária, respeitar as regras de trânsito, uma vez que todo sinistro de trânsito tem como origem uma infração”.

Segundo dados da prefeitura, com indicadores oficiais das vias de circunscrição municipal apresentando redução no número da mortalidade no trânsito – 34% menos em 2023 na comparação com 2022. Jundiaí é um dos poucos municípios que conseguiram reduzir os dados de óbitos em meio a uma escalada de aumentos nos óbitos de trânsito no Brasil.

Jundiaí

Jovens da Fundação CASA de Jundiaí ingressam no mercado de trabalho

Os adolescentes começaram suas trajetórias profissionais em diferentes áreas em Jundiaí, como gráfica, empresa de alimentos e escritório

Published

on

Jovem da Fundação CASA assinando contrato para ingressar no mercado de trabalho
Foto: Divulgação/FCASA

Três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de semiliberdade em Jundiaí alcançaram um marco importante em suas vidas ao ingressarem no mercado de trabalho. A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) celebra essa conquista, que representa um avanço na reintegração social. Essa oportunidade foi obtida graças aos programas de qualificação profissional oferecidos pela instituição. Os adolescentes, que têm suas…

Continue Reading

Jundiaí

Estação da Luz recebe Expresso Turístico para Jundiaí em outubro; saiba como comprar

O Expresso Turístico para Jundiaí realizará suas viagens nos dias 5 e 6 de outubro e as partidas acontecem pontualmente às 8h30 da Estação da Luz. Saiba mais

Published

on

Trem do Expresso Turístico da CPTM
Foto: Reprodução/CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está preparando uma experiência especial para o mês de outubro: um passeio a bordo do Expresso Turístico para Jundiaí, partindo da Estação da Luz, em São Paulo. A partir do dia 6 de setembro, às 10h da manhã, estarão disponíveis os bilhetes para o passeio inesquecível. O Expresso Turístico para Jundiaí realizará suas…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí teve aumento de 36% em atendimentos por doenças respiratórias em 2024

Entre abril e o momento atual, foram registrados 48.394 atendimentos nos Pronto Atendimentos da cidade, referente a doenças respiratórias e síndromes gripais

Published

on

Mulher com doenças respiratórias
Foto: Canva

Nos últimos meses, houve um aumento significativo no número de atendimentos relacionados a síndromes gripais e doenças respiratórias em Jundiaí. Embora nem todos os casos possam ser atribuídos exclusivamente à fumaça e ao tempo seco, o conjunto de fatores típicos do inverno contribuiu para o crescimento desses números. De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, por…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí registra dia mais frio do ano, com 2,6ºC

A medição marcou 2,6°C às 5h da manhã desta terça-feira (27) e o dia continua com clima frio. Confira.

Published

on

Jundiaí registra dia mais frio do ano
Foto: Freepik

A cidade de Jundiaí bateu recorde de temperatura baixa e teve o dia mais frio do ano, com apenas 2,6°C na manhã desta terça-feira (27). Esse registro foi feito pela Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) às 5h da manhã. Esse frio extremo pode ser explicado pela presença de uma massa de ar polar que se alastrou pelo estado de…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente lança assistente virtual e novo Serviço de Navegação Oncológica

Com o lançamento dos novos serviços, o Hospital São Vicente reforça seu compromisso com a inovação, humanização e qualidade no atendimento

Published

on

Pacientes oncológicos são acompanhados de perto pelas profissionais do Serviço de Navegação do Hospital São Vicente
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) lançou dois novos projetos para aprimorar os serviços oferecidos à população. Desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Experiência do Paciente, os novos serviços focam na humanização e na eficiência do atendimento. Entre as novidades, destacam-se o assistente virtual "Seu Vicente" e o Serviço de Navegação Oncológica. Seu Vicente: O assistente virtual do Hospital…

Continue Reading