Reunião do Programa Segurança do Motociclista em Jundiaí, com servidores e agentes de trânsito acompanhando apresentação sobre ações de segurança viária.
Ana Paula Silva, diretora da SMMT (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), realizou a terceira reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Programa Segurança do Motociclista, iniciativa que tem mobilizado diferentes setores para promover um trânsito mais seguro e com menos acidentes envolvendo motociclistas.

O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, empresas privadas, prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e especialistas de diversas áreas. O objetivo é compartilhar informações e definir ações integradas que reduzam a mortalidade e os impactos sociais e econômicos causados por acidentes de moto.

Quatro pilares e resultados concretos

Lançado em julho, o programa estrutura suas ações em quatro pilares: Indicadores e Fatores de Risco, Educação, Engenharia e Fiscalização. Desde o início das reuniões, em agosto, os GTs têm apresentado avanços expressivos.

“Nesta terceira reunião, tivemos progressos importantes com a apresentação dos dados do SAMU e do Hospital São Vicente de Paulo. As informações nos permitem um olhar mais aprofundado para reduzirmos os acidentes com motociclistas e seus impactos na saúde pública, nas empresas e nas famílias”, destacou Ana Paula Silva de Almeida, diretora do Departamento de Engenharia de Mobilidade da SMMT.

Dados que salvam vidas

Entre os convidados estavam Dr. Marcelo Okamura, coordenador médico do SAMU de Jundiaí, e Wladimir Ferreira, diretor técnico e líder do Centro de Traumas do Hospital São Vicente.

“Buscamos uma maior sinergia entre os grupos de trabalho para reduzir a mortalidade das vítimas. É essencial compreender o impacto dos dados apresentados e valorizar as ações de Educação de Trânsito e o atendimento prestado aos cidadãos”, afirmou Dr. Marcelo.

Dr. Marcelo Okamura, do SAMU de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Wladimir reforçou o alerta: “Em setembro, quase 40% dos acidentados graves levados ao São Vicente eram motociclistas. Trabalhamos juntos para reduzir essas ocorrências, mas, quando acontecem, devemos garantir a assistência mais rápida e adequada possível.”

Educação e fiscalização lado a lado

O agente de trânsito Vagner Aparecido apresentou o trabalho de fiscalização da Prefeitura, destacando que as ações têm sido decisivas para diminuir acidentes, em conjunto com as campanhas educativas. “Buscamos controlar, não apenas punir, para garantir o bem-estar da sociedade por meio de um trânsito mais seguro”, disse.

Já a coordenadora do GT de Educação, Juliana Maria Maia, apresentou projetos realizados com alunos da rede municipal e instituições como a APAE, incluindo o teatro de fantoches, que ensina noções de segurança e comportamento adequado no trânsito de forma lúdica e acessível.

Parcerias pela segurança

Durante o encontro, Cícero Lima, da Concessionária Mila Moto, ofereceu voluntariamente um curso de pilotagem segura para motociclistas. A parceria com a Prefeitura deve ser formalizada em breve, ampliando a capacitação e conscientização dos condutores.

O secretário municipal de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, elogiou o empenho dos grupos e reforçou o papel da responsabilidade individual. “Respeitar a sinalização e o limite de velocidade, usar corretamente o capacete, nunca dirigir sob efeito de álcool e praticar a empatia são atitudes que salvam vidas”, concluiu.