Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (16), técnicos da Prefeitura de Jundiaí visitaram as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As novas instalações ficam próximas à atual sede, em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chácara São Francisco.

A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e as obras chegaram a 15% de execução.

De acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, a Prefeitura manterá a sede atual do DEBEA para ampliar a capacidade do abrigo. “Permitindo, quando necessário, o isolamento de indivíduos agressivos, por exemplo”, explicou.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A nova sede trará melhores condições para o atendimento de mais pessoas e dos animais, com instalações ampliadas. Além disso, haverá maior oferta de serviços e reforço da equipe de veterinários.

Os técnicos da Unidade também visitaram a sede atual e conheceram melhor o trabalho realizado pelo DEBEA. “Além de acompanharmos o andamento das obras da nova sede, idealizamos essa visita também para promover a integração de diversos setores com o trabalho realizado no DEBEA, que é suma importância para o município”, reiterou o gestor.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Trabalho do DEBEA em Jundiaí

Dentre as políticas públicas para o bem-estar animal e o controle populacional de animais em Jundiaí, o DEBEA realiza castração e microchipagem de cães e gatos, vistorias de maus-tratos a animais, recolhimento seletivo de cães e gatos, projetos educativos de guarda responsável, conscientização de agentes públicos, promoção de adoção responsável, acompanhamento de casos de acumulação compulsiva, atendimento veterinário a animais comunitários, de munícipes de baixa renda, de ONGs e protetores cadastrados, de animais errantes ou cujos tutores estejam em situação de rua.

“O nosso objetivo é que, com a nova estrutura, agregada a atual, conseguiremos ampliar a capacidade do departamento e melhorar as condições de trabalho e manejo dos animais”, lembrou a diretora do DEBEA, Talita Odara Cervi.

[tdj-leia-tambem]