
A Orkli, multinacional do setor de soluções térmicas e componentes para aquecimento e energia, celebrou neste mês seus 20 anos de presença na América Latina. Instalada em Jundiaí desde 2010, o parque fabril da companhia é referência em inovação e qualidade, atendendo diversos países da região a partir de sua base no interior paulista.
O evento comemorativo, realizado na própria unidade da Orkli em Jundiaí, marcou duas décadas de conquistas e crescimento. As comemorações começaram logo pela manhã com um café especial para os funcionários e se estenderam ao longo do dia, culminando em um almoço com churrasco oferecido aos colaboradores da planta. O clima foi de união e celebração, destacando o espírito familiar que caracteriza o ambiente de trabalho da empresa.

Durante o evento, a Orkli promoveu um momento especial de homenagens que reforçou o valor do tempo na trajetória da empresa. Executivos da matriz espanhola foram reconhecidos por sua liderança e visão estratégica ao longo dessas duas décadas. Colaboradores com longo tempo de casa receberam homenagens pelo comprometimento e dedicação, enquanto a empresa também prestou uma emocionante homenagem aos funcionários que já se foram, lembrando suas contribuições para a construção da história da Orkli no Brasil.
Legado de segurança e qualidade
Para Cesar Tamarossi, diretor da Orkli Brasil, o principal legado desses 20 anos está na essência da empresa. “O mais importante é a essência da Orkli, que sempre foi pensar na segurança das pessoas em geral. A Orkli nasceu na Europa pensando na segurança, que era uma demanda da população. Nossa preocupação sempre foi muito nesse sentido, e o legado aqui no Brasil e na América do Sul sempre foi esse: buscar oferecer a melhor solução, sempre com a melhor qualidade, aliando também as questões de preço de mercado”, afirmou.

Tamarossi destacou que os principais desafios enfrentados pela empresa ao longo dessas duas décadas estão relacionados à instabilidade econômica regional. “O Brasil e a América do Sul têm essa característica de altos e baixos. Enfrentamos durante todos esses anos essas variações, como todas as empresas. O grande desafio é essa questão da estabilidade econômica que, nos últimos anos, vem se demonstrando um pouco melhor”, explicou o executivo.
Compromisso com sustentabilidade
A unidade de Jundiaí é exemplo do compromisso da Orkli com práticas sustentáveis. Segundo Tamarossi, a empresa mantém processos limpos e controlados, seguindo os mesmos padrões aplicados nas unidades europeias do grupo. “A Orkli hoje é uma empresa limpa. Todo o nosso processo não gera poluição. Respeitamos os mesmos níveis especificados nas normas europeias aqui no Brasil, que são mais rígidas. Buscamos também a utilização de energia limpa nos contratos com fornecedores, tratando sempre todo o nosso processo de forma sustentável”, destacou.

A escolha de Jundiaí como sede da operação latino-americana há 15 anos levou em conta aspectos logísticos estratégicos e a qualidade da mão de obra regional. “Jundiaí tem uma característica logística muito positiva e favorável. A mão de obra técnica especializada aqui na região também é muito importante para nossas operações”, explicou o diretor.

Planos de expansão
Com planejamento estratégico de longo prazo bem desenhado, a Orkli prevê crescimento e expansão da unidade brasileira. “A ideia é expandir aqui na região de Jundiaí mesmo. Consideramos que é uma excelente região, com bons profissionais e também com apoio tecnológico muito positivo”, revelou Tamarossi.
A unidade de Jundiaí é responsável pela produção e distribuição de componentes que abastecem importantes indústrias do setor de aquecimento e energia em toda a América Latina. Ao longo dessas duas décadas, a empresa investiu em tecnologia, sustentabilidade e no desenvolvimento de seus colaboradores.
O evento contou com a participação de executivos da Orkli no Brasil e representantes da matriz, além de funcionários e parceiros, reforçando os valores de proximidade e colaboração que pautam as relações dentro da empresa.