Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa “Pé de Árvore”, plantou 33 novas árvores em três bairros da cidade. As mudas nativas embelezaram a paisagem na região do Retiro, Vila Alvorada e Ponte São João, após solicitação dos moradores.

“Esse plantio comprova o fortalecimento do programa Pé de Árvore, que conta com uma atuação intersetorial e é uma importante medida de enfrentamento às mudanças climáticas”, disse a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. “Nos próximos meses, cerca de 600 mudas devem ser plantadas em vários bairros da cidade, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização e do Plano de Bairro Novo Horizonte e Região.” De acordo com ela, o projeto atende pedido de moradores e do Comitê das Crianças.

As ruas Antônio Francisco Lisboa e Américo Piola, na Vila Alvorada, receberam 25 mudas das espécies nativas Pata de Vaca, Guanandi e Babosa Branca. Já o cruzamento entre a avenidas Antônio Pincinato e Arquimedes, no Retiro, recebeu 6 mudas da Espécie Jasmim Manga. A Rua Joaquim Nabuco, na Ponte São João, duas mudas de Ipê Roxo.

“Sempre que fazemos um plantio, realizamos um intenso trabalho de sensibilização junto aos moradores para falar sobre a importância da arborização, que proporciona um conforto térmico maior e ruas mais bonitas. Além de ser uma importante medida de enfrentamento às mudanças climáticas. É o mesmo que já temos feito em regiões que vão receber os próximos plantios”, reforçou o assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Programa Pé de Árvore

O programa acontece em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. A Unidam e o Jardim Botânico oferecem as mudas e executam o plantio. Além disso, a DAE abre os canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.

Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis. Assim, os proprietários podem solicitar a iniciativa e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: [email protected].

A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.

[tdj-leia-tambem]