Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí promoveram ações para pessoas em situação de rua no Centro Pop. A iniciativa marcou a Campanha Novembro Azul da cidade.

Ao longo da manhã, as pastas ofertaram serviços como vacinação, auriculoterapia, procedimentos de enfermagem e testes rápidos de HIV e Sífilis. Além disso, os participantes assistiram a uma sessão de cinema com o filme Moonlight (Sob a luz do luar). Em seguida, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas promoveu um debate sobre temas como a masculinidade e o uso de substâncias.

“É mais uma oportunidade para orientar e conscientizar. Os homens são a grande maioria dos atendidos, sendo também necessário quebrarmos paradigmas, ampliando as informações sobre o câncer de próstata e outras doenças que atingem a população masculina”, ressaltou o gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos.

Promoção da Saúde

A apoiadora institucional da UGPS, enfermeira Luciana Marinho, acrescentou que a ação também é um cuidado adicional, visando a melhoria na qualidade de vida dessa população. “Todos os meses, trazemos a oferta de cuidados em espaço e tempo oportunos, dentro do Projeto Dia da Promoção da Saúde. Nas ações temáticas, trazemos mais atividades, objetivando a promoção da saúde de maneira integral e o incentivo ao autocuidado”, salientou.

Após tomar duas vacinas e fazer auriculoterapia, J. Pontes comentou sobre a iniciativa. “Gostei muito disso tudo. Sempre fui preocupado com minha saúde. Conversei bastante e recebi muitas orientações. Faz seis meses que estou na rua”.

O projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop também integra o plano de ação para a região central, desencadeado pela Prefeitura de Jundiaí e alinhado com o projeto de Revitalização do Centro, com foco em oferecer qualidade de vida e segurança.

[tdj-leia-tambem]