Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”, que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca Nelson Foot, busca atender crianças moradoras do bairroe região.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, enfatizou a importância dessa ação no âmbito do programa municipal Cidade das Crianças. “A proposta com este projeto é o de resgatar e preservar a cultura e tradição brasileira, e estimular à imaginação, à valorização da oralidade e ao fortalecimento do vínculo entre gerações”.

O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo central a realização de encontros em diversos equipamentos culturais da cidade, difundindo histórias e contos populares brasileiros para crianças da educação infantil e do ensino fundamental I. Para Sueli Patelli, idealizadora do projeto, resgatar essas narrativas é essencial para a preservação da identidade cultural do país.

“Essas histórias, transmitidas oralmente ao longo das gerações, carregam em si elementos da identidade brasileira, suas crenças, valores, costumes e saberes tradicionais. Ao trazer essas narrativas para o contexto atual, possibilita-se que as pessoas conheçam e se identifiquem com a riqueza cultural de seu próprio país, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização da diversidade cultural”, explicou Patelli.

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/nº.