Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Luiz Fernando Machado visitou a Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida. O objetivo da visita foi conhecer as instalações e acompanhar o desenvolvimento do programa Família Acolhedora. Também participaram da visita a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, e demais servidores da pasta.

Em 2024, 32 famílias se inscreveram para fazer parte do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

“A modalidade de acolhimento familiar é um trabalho maravilhoso e traz inúmeros benefícios para as crianças e adolescentes, como a convivência familiar saudável, a sensação de proteção e o fortalecimento de vínculos afetivos fundamentais para o desenvolvimento socioemocional. Jundiaí é a Cidade das Crianças e a elaboração de políticas intersetoriais voltadas à infância é a nossa prioridade para reduzir as desigualdades sociais”, comenta o prefeito.

Programa Família Acolhedora

O programa Família Acolhedora é uma ação da Unidade Gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Casa Transitória. A ação consiste na busca por famílias interessadas em acolher provisoriamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O afastamento da família de origem tem como causas negligências, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono. O acolhimento acontece até que a criança ou o jovem possa retornar.

“O acolhimento, segundo especialistas, proporciona o cuidado individualizado da criança. A iniciativa é inovadora, uma vez que apenas 5% das cidades brasileiras dispõem desse serviço, cujo objetivo é proporcionar um vínculo saudável, por meio de um modelo positivo, que oferece àquela criança ou ao adolescente outras possibilidades de construção de referências que vão ajudar muito na vida delas”, avalia Maria.

A coordenadora do serviço de Família Acolhedora, Cristiane Rodrigues, ressalta a importância da parceria entre Casa Transitória e Poder Público. “É fundamental, pois a parceria possibilita um melhor direcionamento e possibilidade de acesso dos jovens e crianças assistidas, aos serviços oferecidos pela administração, como esporte, lazer, saúde, cultura, entre outros”.

Para dúvidas, as famílias podem entrar em contato com a Casa Transitória pelo telefone (11) 4586-7940 ou pelo e-mail [email protected].

[tdj-leia-tambem]