
A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmado, na segunda-feira (25), o primeiro óbito por dengue na cidade em 2024.
Trata-se de uma mulher de 60 anos, com comorbidades, residente na Vila São Sebastião, que passou por atendimento no dia 4 de março, sendo acompanhada pela equipe de Atenção Básica, com oferta de hidratação intravenosa, oral e exames laboratoriais. No dia 8, com a identificação do agravamento do caso, houve o encaminhamento para atendimento hospitalar, sendo o falecimento registrado no dia 9.
Desde o ano passado, a cidade intensificou as ações de prevenção e combate à dengue e outras arboviroses. Além das vistorias em imóveis e do trabalho de conscientização da população, inclusive aos finais de semana, têm sido promovidos mutirões para recolhimento de objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de nebulização veicular em áreas com alta incidência.
A Prefeitura reforça o alerta aos moradores para que ajudem na eliminação de locais com acúmulo de água, que são propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Boletim de Arboviroses divulgado na última sexta-feira (22), a cidade registra 2.187 casos de dengue, dos quais 1.915 são autóctones. Atualmente, há um segundo óbito suspeito pela doença, ocorrido no dia 20, de uma mulher de 44 anos, sem histórico de comorbidades.