
Nesta sexta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Procon de Jundiaí divulgou uma lista com o ranking das empresas com mais reclamações de 2023. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas cumpre uma determinação do art. 44 do Código de Defesa do Consumidor. A iniciativa visa dar ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
As duas primeiras colocadas no ranking são do ramo da telecomunicação. Em primeiro, está a Claro S.A e, em segundo, a Telefônica Brasil S/A. As principais reclamação dos clientes foram cobranças após o cancelamento de serviços, funcionamento inadequado do serviço, publicidade enganosa e não cumprimento de ofertas. A TIM, outra empresa do ramo, está na 6ª colocação.
A maioria das empresas que aparecem no top 10 são instituições financeiras (seis no total). O Banco Bradesco está na 3ª posição e lidera a quantidade de reclamações dentro do setor. Os bancos BMG, Pan, Itaú, Santander e Caixa também estão na lista. As cobranças por serviços ou produtos não contratados são as principais queixas dos consumidores contra os bancos.
“A divulgação da lista traz transparência ao processo e dá subsídios aos consumidores na hora de buscar a contratação de um produto ou serviço. O alerta é sempre importante e o Procon está à disposição para atender ocorrências e sanar as dúvidas da população”, comenta a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares.
A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Via Varejo S/A – empatada com o Itaú – também figuram na lista principal. Confira o ranking completo e detalhado aqui.
Procon Móvel em Jundiaí
Além disso, ainda nesta sexta-feira (15), o Procon Móvel atende munícipes de Jundiaí na praça Governador Pedro de Toledo (Matriz). Assim, consumidores podem apresentar suas demandas e receber as orientações necessárias. A ação também faz parte da programação da Semana do Consumidor.
[tdj-leia-tambem]