Represa de Jundiaí, responsável pelo abastecimento do município
Foto: DAE Jundiaí

A DAE informou que a represa de Jundiaí, responsável pelo abastecimento do município, está com 73% de sua capacidade total, o que corresponde a 6,7 bilhões de litros de água. A fim de garantir que o nível da represa se mantenha dentro das condições operacionais necessárias, além do uso do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade, a DAE também utiliza a reversão do rio Atibaia.

A água captada é armazenada inicialmente na represa de Acumulação, localizada próxima ao Parque da Cidade e ao Mundo das Crianças. Em seguida, ela é direcionada para a represa de Captação, situada na rodovia Vereador Geraldo Dias. De lá, através da Estação Elevatória do Jundiaí Mirim (Recalque), a água é transportada até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), onde passa pelo processo de tratamento para ser distribuída à população.

Outro projeto da DAE é a ampliação da represa de Acumulação, que atualmente tem capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água
Foto: DAE Jundiaí

Ao longo de todo o ano, a DAE reforça a necessidade de um uso consciente da água. Pequenas ações diárias podem fazer a diferença, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, acumular roupas para lavar de uma vez, e deixar a louça de molho antes de lavá-la. Outro ponto fundamental é a atenção aos vazamentos. Para monitorar possíveis problemas, a DAE sugere que os moradores realizem testes noturnos periodicamente, acompanhando a leitura no hidrômetro.

Segurança e novos projetos de abastecimento da DAE

A DAE Jundiaí realiza diversas análises em corpos hídricos da cidade com o objetivo de garantir a segurança hídrica e expandir as fontes de abastecimento. Entre as iniciativas em andamento está o novo sistema de abastecimento do Vetor Oeste. Atualmente, a empresa está conduzindo o estudo de modelagem econômico-financeira, além do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Esse novo sistema de abastecimento incluirá três novas represas – Rio das Pedras, Ribeirão Ermida e Ribeirão Cachoeira – e uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para produzir 370 litros por segundo. A expectativa é de que o sistema esteja em operação até o ano de 2027.

Expansão de armazenamento da represa de Jundiaí

Outro projeto importante da DAE é a ampliação da represa de Jundiaí, que atualmente tem capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água. O planejamento estratégico para a execução desse projeto já está em andamento, e a previsão é que a capacidade seja aumentada em 25%, o que permitirá maior segurança no abastecimento da cidade.

[tdj-leia-tambem]