Reunião na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação

A revitalização do Centro de Jundiaí voltou ao debate na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (20). Durante a 7ª reunião da Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Políticas de Desenvolvimento Econômico e Revitalização da Região Central, representantes do Sincomercio, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Amo Centro apresentaram diagnósticos e propostas para transformar a região.

Comissão discute propostas de revitalização

Criada em junho, a Comissão da Câmara tem promovido encontros com diferentes setores para coletar sugestões e elaborar políticas públicas. O grupo é presidido pelos vereadores Cristiano Lopes, Faouaz Taha e Henrique Parra Parra Filho.

“Nosso papel, enquanto comissão, é garantir que essas parcerias sejam efetivas, que as ações sejam viáveis e que os resultados possam ser percebidos pela população, tanto em termos econômicos quanto sociais”, destacou Lopes, que conduziu a reunião.

Além das entidades do comércio, participaram o gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, a diretora de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, Daniela Colagrossi, a gestora adjunta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Bruna Lazarini, além de representantes da população.

Panorama do comércio e propostas

O presidente do Sincomercio, da CDL e da Amo Centro, Edison Maltoni, apresentou dados sobre a situação crítica do comércio central e listou 14 propostas que abrangem melhorias urbanas, segurança, qualificação profissional, mobilidade, incentivos fiscais, ações sociais e isenção do estacionamento rotativo.

“Jundiaí precisa olhar com urgência para o Centro antes que os prejuízos sejam irreversíveis. Encaminham em mãos o ofício com as propostas para apreciação, reforçando que as entidades estão à disposição para contribuir com a administração municipal”, afirmou Maltoni.

Segundo ele, a união de esforços pode transformar a região em um espaço mais vibrante, seguro e atrativo para consumidores, trabalhadores e empresários.

Horário livre do comércio aprovado

Entre as propostas, a flexibilização do horário do comércio recebeu resposta imediata da Câmara Municipal. O vereador Cristiano Lopes anunciou a criação de uma lei municipal que garante autonomia plena para que estabelecimentos — sejam pessoas físicas ou jurídicas — definam seus próprios horários de funcionamento, inclusive em feriados e finais de semana.

“Isso mostra a importância das entidades que nos ajudam na construção de políticas públicas voltadas ao comércio local”, afirmou Lopes.

Maltoni comemorou a medida, lembrando que a defesa pelo horário livre é uma pauta histórica do setor.

“A limitação no atendimento, inclusive aos sábados, chega a ser um impedimento para instalação de novos empreendimentos. É muito importante essa flexibilidade porque eu acredito que isso irá gerar o aumento nas contratações com a criação de turnos, o que gera renda e negócios. Mais gente trabalhando, mais gente gastando e o dinheiro só troca de mão. Agradecemos esse apoio da Câmara Municipal”, concluiu.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4