
Nesta quarta-feira (13), o Procon de Jundiaí lançou a campanha “Desligue o Celular”. O objetivo da campanha é conscientizar consumidores, principalmente idosos, sobre os riscos de golpes em ligações telefônicas, e-mails ou contatos feitos por aplicativos de mensagens. A iniciativa faz parte da Semana do Consumidor, que terá ações até o dia 25 de março.
De acordo com a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares, os principais golpes acontecem a partir do contato virtual. Golpistas usam links falsos ou até mesmo pelo poder de convencimento em ligações ou troca de mensagens. “Com a campanha queremos estimular que qualquer contato suspeito seja interrompido ou simplesmente ignorado. Na dúvida, desligue o telefone”, explica.
“Jundiaí desenvolve um trabalho de conscientização constante com atenção à pessoa idosa, de forma descentralizada e durante todo o ano, a fim de promover a garantia de direitos e que a população fique informada sobre essa prática, que está cada vez mais qualificada. Por isso, é fundamental que as pessoas desliguem o telefone ou interrompam diálogos por mensagens online e busque diretamente às empresas ou bancos que alegam estar em contato para esclarecer qualquer dúvida”, complementa a Assessora Alessandra Citelli.
Além de proteger as vítimas de novos golpes, a ação também visa garantir a estabilidade do orçamento familiar. A campanha também motivará uma série de novas ações, como palestras em associações e grupos voltados à pessoa idosa, encontro com representantes de Procons municipais, comunicação em massa via redes sociais e panfletos e articulação o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para pressionar instituições financeiras e abolirem contato telefônico e modernizar o sistema de segurança, entre outros.
A Semana do Consumidor está prevista pela Lei Municipal nº 8.599, de 07 de março de 2016. Confira a programação completa neste link.
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