Sepulturas de cemitério de Jundiaí terão mapeamento por geolocalização
Connect with us

Jundiaí

Sepulturas de cemitério de Jundiaí terão mapeamento por geolocalização

Com a utilização de drones, Companhia de Informática vai criar banco de dados eletrônico com fotos e informações

Published

on

À esquerda, homem pilotando drone no Cemitério Nossa Senhora do Desterro; à direita, vista de cima do espaço.
Dados estão sendo colhidos através de drones. (Foto: Divulgação)

O mapeamento das quadras do cemitério Nossa Senhora do Desterro já começou. Através de drones, membros da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) vão captar dados e desenvolver um sistema de geolocalização, que será capaz de catalogar, com imagens, os jazigos.

O projeto é uma realização em conjunto com a Fumas – Fundação Municipal de Ação Social – administradora do Serviço Funerário Municipal, responsável pelos cemitérios públicos.

A utilização de drones e outras geotecnologias, segundo a Cijun, tem ganhado cada vez mais espaço em setores econômicos do país e no exterior. Queimadas, agricultura, inspeções de obras: são todos contextos em que o uso do equipamento pode ser inserido no trabalho.

Amauri Marquezi, diretor-presidente da Cijun, afirma que a Companhia já está preparada para realizar a automatização de dados do cemitério. Para isso, novos equipamentos e softwares foram adquiridos e treinamentos foram aplicados aos técnicos.

“Temos usado a tecnologia a serviço do cidadão e esse projeto tem essa característica. Quando um familiar ou um visitante precisa saber onde se encontra uma determinada sepultura, o sistema vai apontar exatamente onde ela está, dando o direcionamento exato a quem reivindica”, completou o diretor-técnico da Cijun, Celso Monteiro.

Nossa Senhora do Desterro

10 mil sepulturas formam o Cemitério Nossa Senhora do Desterro. Com 151 anos de existência, é o mais antigo da cidade. Estima-se que 100 mil restos mortais estejam enterrados no espaço.

“Por ser um cemitério muito antigo, no qual até a primeira metade do século os corpos eram sepultados diretamente na terra, não houve um planejamento para que as quadras tivessem um espaçamento adequado”, explicou a superintendente da Fumas, Solange Marques.

Solange explica porque a iniciativa da criação do sistema de geolocalização é tão importante. Segundo a superintendente, quando os enterros deixaram de ser realizados em covas e passaram para sepulturas, o espaço entre as quadras foi reduzido e isso, hoje, dificulta a localização de diversos jazigos. “Com o trabalho da Cijun, será possível, através das coordenadas, encontrar exatamente o túmulo que se deseja”.

QR Code

Essa não é a primeira vez que a história da cidade ganha contornos tecnológicos.

Com o objetivo de ampliar a visitação das sepulturas que guardam os corpos de personalidades que ajudaram na construção de Jundiaí, A FUMAS, em parceria com o Cijun, criou, em agosto de 2018, o projeto “Sepulturas que contam histórias”.

Nos jazigos de personagens emblemáticas foram instaladas placas de QR Code. Assim, quando uma pessoa faz a leitura do código pela câmera do smartphone, ela é redirecionada ao site da Fumas, tendo acesso a fotos e a um amplo histórico sobre os fatos que marcaram aquela determinada pessoa em vida.

“Esse é um projeto em constante andamento, porque nossa intenção é ampliar cada vez mais a quantidade de históricos com esses QR Codes, contribuindo com a preservação da história de nossa cidade”, destacou.

Jundiaí

Cultura abre inscrições para o 2º Prêmio Jundiaí de Literatura

O concurso busca incentivar a produção literária autoral, valorizar escritores e promover o intercâmbio entre autores. O vencedor receberá um prêmio de R$ 2.500 em dinheiro.

Published

on

Prêmio Jundiaí de Literatura está com inscrições abertas
Veja como se inscrever no 2º Prêmio Jundiaí de Literatura (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí abriu as inscrições para o 2º Prêmio Jundiaí de Literatura – Eixo Publicação de Textos. O concurso, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, busca premiar 20 textos inéditos em quatro categorias: Talento Mirim, Jovem Talento, Categoria Adulto e Prata da Casa. O objetivo do concurso é incentivar a produção literária autoral, valorizando escritores…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Mundo das Crianças terá programação de brincadeiras de rua nas férias de julho

O parque terá brincadeiras, oficinas e espetáculos inspirados na temática das brincadeiras de rua e na preservação ambiental durante o mês de julho. Confira.

Published

on

Mundo das Crianças de Jundiaí tem programação especial de férias de julho
O Mundo das Crianças fica na Rodovia João Cereser, km 64+400 – Bairro do Pinheirinho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As férias de julho estão chegando e o Mundo das Crianças de Jundiaí preparou uma programação com atividades inspiradas em brincadeiras de rua. A partir do dia 2 de julho, o parque terá uma recheada programação de brincadeiras, oficinas e espetáculos inspirados na temática das brincadeiras de rua e na preservação ambiental. Programação da 1ª quinzena de julho no Mundo…

Continue Reading

Jundiaí

Orquestra Sinfônica de Jundiaí se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão

A 54ª edição do evento acontece de 29 de junho a 28 de julho, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Jundiaí no dia 21 de julho. Saiba mais.

Published

on

Orquestra Sinfônica de Jundiaí
Essa será a terceira participação da orquestra no evento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Orquestra Sinfônica de Jundiaí integra a programação do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. A 54ª edição do evento, que acontece de 29 de junho a 28 de julho, contará com a participação da OSMJ no dia 21 de julho (domingo), às 12h, no Parque Capivari. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, sem necessidade de…

Continue Reading

Jundiaí

Murtas na mira: Jundiaí inicia campanha de combate a praga que ameaça citricultura

Campanha incentiva o não plantio de murtas em espaços públicos de Jundiaí para combater o greening. Saiba mais.

Published

on

Jundiaí inicia campanha contra plantação de murtas em espaços públicos
Murta é um arbusto grande, com 3 a 7 metros de altura, com folhas pequenas e flores brancas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí lançou uma campanha sobre a importância de não plantar murtas em espaços públicos da cidade. A campanha é da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A iniciativa visa auxiliar no combate ao greening, uma doença que pode destruir…

Continue Reading

Jundiaí

Arena Cross em Jundiaí arrecada 6 mil litros de leite e coroa novo campeão

Evento contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia

Published

on

Prefeito Luiz Fernando Machado e vereador Cristiano Lopes na Arena Cross em Jundiaí
Foto: Divulgação

A segunda etapa do Arena Cross, realizada em Jundiaí no último final de semana, foi um grande sucesso, tanto nas pistas quanto na ação social. O evento, que contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia, arrecadou cerca de 6 mil litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. Ação social marca a noite A…

Continue Reading