Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí conquistou o selo Sebrae, no Prêmio Prefeitura Empreendedora, pelo Sistema Compra Aberta, o site de compras eletrônicas do município. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (11), na sede do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Participaram do evento mais de 250 municípios do Estado de São Paulo.

Representaram a Prefeitura de Jundiaí, a Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira; o Gestor Adjunto de Administração, Eloi Castro Neto; o Diretor de Compras Governamentais, Alexandre Castro Nunes; e a Chefe da Divisão de Gestão de Aquisições, Emily Scapinelli. 

A gestão apresentou o sistema na categoria “Compras Governamentais”, por meio de programa de inserção de micro e pequenas empresas da Região de Jundiaí nas aquisições do município, com os benefícios da Lei Complementar 123/06.

A iniciativa busca fomentar a participação e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio da prioridade na contratação. Jundiaí destaca-se neste ponto por seu pioneirismo. Destacam-se a implantação da nova Lei de Licitações e a celeridade no desenvolvimento do sistema Compra Aberta, gerido pela Companhia de Informática do Município – CIJUN. O sistema permite a concessão de benefícios a micro e pequenas empresas.

“Temos orgulho de apresentar a preocupação da gestão com a promoção de incentivos ao empreendedorismo e ao crescimento das micros e pequenas empresas, já que elas possuem um papel importante na criação de empregos, contribuindo com a geração de rendas às famílias e com o aumento da qualidade de vida da população local”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Participação de micro e pequenas empresas

O objetivo do sistema é incentivar as micro e pequenas empresas a participarem dos processos de aquisição realizados pelo município. Assim, estimula o aumento do faturamento daquelas que estão sediadas na Região Metropolitana de Jundiaí. Com essa ação, Jundiaí verificou aumento da participação dessas empresas em mais de 200% no último ano, e crescimento de cerca de 30% no faturamento.

“Houve também uma preocupação com a comunicação efetiva, facilidade de acesso, transparência e capacitação para essa ação. O que tem se mostrado muito positivo para a política de compras governamentais”, afirmou a Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira.

[tdj-leia-tambem]