
Nesta semana, a produção de vinhos e o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí são temas de encontro técnico em Conegliano, na Itália. O gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, representa a prefeitura da cidade no encontro.
O intercâmbio busca consolidação de parceria entre o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí e a Scuola Enologica Ita Cerletti, em Conegliano. Assim, nesta quarta-feira (08), o prefeito da cidade italiana, Fabio Chies, e demais representantes receberam o gestor jundiaiense.
Amizade Jundiaí-Conegliano
Além disso, os representantes assinaram uma carta de intenção para pacto de amizade entre Jundiaí e Conegliano, principalmente motivada pela tradição na produção de vinhos.
“Fomos muito bem recebidos aqui em Conegliano. Dada a expertise da cidade no ensino e produção de vinhos de qualidade, com certeza levaremos conceitos e aprendizado para os produtores de Jundiaí”, lembra o gestor Alvarez.
Durante a visita, também haverão encontros técnicos em fábricas de equipamentos para produção de suco de uva e vinho, além de vinícolas tradicionais italianas. “Foi um prazer conhecer o projeto de Jundiaí e compará-lo sobre tópicos importantes e de desenvolvimento para duas cidades que têm o mundo do vinho nos olhos”, disse o prefeito de Conegliano, Fabio Chies.
Centro de Enologia de Jundiaí
O Centro de Enologia e Viticultura de Jundiaí conta com um curso técnico, além de salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a gestão municipal conquistou o laboratório a partir de articulação junto ao Governo do Estado. “O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia e todo o aprendizado, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável”, disse o gestor.
[tdj-leia-tambem]