Centro de Recife
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A revitalização urbana em Jundiaí poderá ganhar novo fôlego com as inspirações trazidas de uma missão técnica realizada pela Prefeitura à cidade de Recife. A comitiva visitou experiências de sucesso em requalificação de áreas centrais e inclusão social, com destaque para o programa Recentro e os Centros Comunitários da Paz (Compaz).

Boas práticas inspiram novas estratégias de revitalização urbana em Jundiaí

Representantes de seis secretarias municipais participaram da missão: Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Serviços Públicos e Finanças. Durante a visita, foram realizadas reuniões técnicas, inspeções a equipamentos urbanos e intercâmbio de estratégias de governança intersetorial.

De acordo com Marco Antonio Bedin, secretário de Planejamento Urbano, a viagem fortalece a visão de que políticas públicas integradas são essenciais. “A troca de experiências mostrou que Jundiaí pode ampliar seus projetos intersecretariais, promovendo mais qualidade de vida e oportunidades”, afirma.

Painel sobre revitalização urbana
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Integração multissetorial como motor de transformação

Daniela Colagrossi, coordenadora do programa O Centro é da Gente, destacou o potencial de transformação da integração entre as secretarias. “A vivência mostrou que ações articuladas modificam positivamente tanto o centro histórico quanto a vida das pessoas”, disse.

O programa Recentro, em vigor desde 2021, requalifica imóveis históricos, incentiva a moradia no centro e fortalece a economia criativa em Recife. Já os Compaz oferecem espaços com serviços sociais, culturais e educacionais, sendo reconhecidos inclusive pela ONU com o prêmio Habitat Scroll of Honour em 2022.

Centro de Recife
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Tecnologias e soluções urbanísticas inspiradoras

Além das visitas técnicas sobre revitalização urbana, o grupo conheceu políticas de turismo e ações voltadas à população vulnerável. Entre os principais aprendizados, destacam-se:

  • Transferência do direito de construir;
  • Incentivos fiscais para habitação e negócios;
  • Reocupação e regularização de imóveis;
  • Ciclovias e digitalização de serviços públicos (mais de 1.100 disponíveis via app).

Essas experiências contribuem diretamente para o GT Centro de Jundiaí, grupo intersetorial responsável por pensar e implementar melhorias urbanas.

[tdj-leia-tambem]