Foto: Prefeitura de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na última sexta-feira (10), participantes da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Várzea Paulista reuniram-se com o prefeito Professor Rodolfo Braga para discutir questões importantes e apresentar o relatório com as dez propostas que serão levadas à Conferência Estadual.

Durante a reunião, o prefeito teve a oportunidade de obter mais informações sobre as propostas da etapa municipal, cujo tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Dois jovens presentes na reunião, Vitor Gabriel dos Santos e Isabela Pesce, destacaram a importância da voz dada a eles na etapa municipal. Vitor, um dos delegados municipais eleitos para participar da Conferência Estadual, afirmou que “muitas vezes, políticas públicas são criadas para nós, mas não estamos inclusos nisso. A gente lutar por isso, pelos nossos direitos, foi muito interessante”. Já Isabela, sua suplente, comemorou “Foram realmente as nossas ideias. Eu fiquei muito feliz”.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Angela Aparecida dos Santos, que também é uma delegada, enalteceu o caráter democrático da conferência e lembrou que as propostas envolvem os três níveis de governo: municipal, estadual e federal. A Conferência Estadual ainda não tem data definida, mas deve acontecer até agosto deste ano, enquanto a Conferência Nacional será em novembro.

O prefeito destacou os esforços da administração para melhorar a vida das crianças e adolescentes em Várzea Paulista, incluindo a disponibilização recente de tablets para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e a criação do Conselho Municipal da Juventude. Ele afirmou que “o Conselho Municipal da Juventude é um avanço, porque com ele e o CMDCA temos as portas abertas para buscar políticas públicas nos Governos Estadual e Federal, além de realizar as políticas municipais”.

Cleber Cruz, responsável pelas relações institucionais da Guardinha de Várzea Paulista, e o jovem Vitor, aluno da instituição, elogiaram a boa administração municipal. Cleber citou o bom desempenho econômico da cidade, que beneficia o trabalho da Guardinha, escola que faz contato frequente com empresas.

Também participaram da reunião o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, e a diretora da Guardinha varzina, Roseli Nogueira.

Delegados

No segmento Crianças e Adolescentes, Vitor dos Santos é o titular e Isabela Pesce, a suplente; no segmento Conselho Tutelar, a titular é Fernanda Mori e a suplente é Cristiane Batista da Silva; o segmento CMDCA Sociedade Civil terá Luiz Antônio Lopes Garcia como delegado titular e Hosana Prestes Felício na suplência; no segmento CMDCA Governamental, Angela dos Santos é titular e Alais Nogueira, o suplente; no segmento Outras Áreas que Atuam no Atendimento a Crianças e Adolescentes, Pedro Pereira Maria é o titular e Roseli de Fátima Nogueira é suplente.