
No fim de semana de 24 e 25 de junho, a cidade de Várzea Paulista recebeu a equipe da Seleção Feminina de Futsal para Surdos nos ginásios Ayrton Senna e Vila Popular. A equipe, que conquistou o título mundial em 2019, está se preparando para a quinta edição do campeonato e disputou um amistoso contra a equipe Anexo F.S.
De acordo com Leonardo Doria Lopes, gestor de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, a Unidade Gestora convidou a seleção para visitar a cidade e organizou os locais das partidas em conjunto com os responsáveis pela delegação.
O gestor ressaltou a importância de receber as atletas no município e o impacto positivo que isso gera na população. “É sempre gratificante receber atletas que defendem nosso país, ainda mais poder fazer parte da preparação para disputas do campeonato mundial da modalidade. A procura para prática esportiva para pessoas com deficiência não tem uma demanda tão alta por falta de informação, mas quando você começa a ver que tem atletas que fazem parte de equipes e ainda podem defender nosso país, pode ser um start para outros futuros atletas”, declarou o gestor.
Além disso, a Unidade Gestora de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo está estudando possibilidades para incluir modalidades voltadas para a população com deficiência no município.
A seleção conta com um intérprete de Libras em sua delegação, facilitando o contato com os munícipes presentes na partida. Também estiveram presentes na recepção da equipe o gestor municipal de Governo e Administração e gestor interino de Saúde, João Paulo Souza, o diretor de Serviços, Transparência e Informações ao Cidadão, Waldir de Lima, o vereador Giba Moraes e o gestor executivo de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Antônio Silva.
Campeonato Mundial de Futsal para Surdos
Em novembro deste ano, o Brasil sediará a 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal para Surdos. A cidade escolhida para sediar os jogos foi São José dos Campos (SP) e o evento acontecerá entre os dias 10 e 19 de novembro, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).
De acordo com o IBGE, estima-se que o Brasil possua mais de 10 milhões de pessoas surdas, sendo uma das maiores comunidades surdas do mundo. Ao sediar o campeonato, o país proporcionará uma oportunidade única para que a comunidade surda brasileira e internacional se reúna e celebre a competição.