Dois homens se encaram de perto em ambiente urbano com prédios de tijolos, em fotografia preto e branco de estilo dramático.
Foto: Cesar Risco

No dia 16 de setembro, a Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, recebe a estreia de VERONA, curta-metragem que marca um projeto audiovisual jundiaiense inédito, multifacetado e independente. A obra reúne cinema, música, teatro e fotografia em uma experiência estética e sensorial conduzida pela visão criativa de Kauê Santoro, com a participação de mais de 25 artistas de Jundiaí e região.

Inspirado na tragédia Romeu e Julieta, de William Shakespeare, o curta apresenta uma releitura intensa e contemporânea: dois jovens amantes, Capuleto e Montéquio, enfrentam não apenas as disputas familiares, mas também forças invisíveis e espirituais que moldam seu destino.

A estética de VERONA

Com direção e captação de imagens de Cesar Risco, roteiro assinado por Kauê Santoro e Bruno Picolo e produção de Raissa Maglio, VERONA aposta em uma atmosfera noir e urbana, explorando as tensões entre amor e dor, desejo e condenação. A cidade, representada como organismo opressor, compõe o pano de fundo da narrativa.

Curta é inspirado em Romeu e Julieta (Foto: Cesar Risco)

A trilha sonora, elemento essencial da obra, é composta por quatro músicas originais da banda jundiaiense Overdrive Luna — “M02 Chant II”, “Pietà”, “Star-Crossed Lovers” e “VERONA” — gravadas no Satelline Luna Studio e mixadas por Oliver Freiberg no Caipora Studio (Espanha). Além delas, faixas internacionais licenciadas de artistas da Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França ampliam a densidade sonora do projeto.

Segundo Kauê Santoro, “VERONA é a realização de um sonho artístico: poder escrever e conduzir minha própria versão de uma das obras que mais amo e que sempre foi uma das minhas maiores referências artísticas. O que torna este projeto ainda mais especial é a colaboração de dezenas de artistas de Jundiaí e região, que contribuíram com talento e dedicação em todas as camadas da produção, do roteiro à fotografia, da direção de cena à trilha sonora. Juntos, construímos um universo completo, sensível e potente, que valoriza e promove a nossa cena cultural, resultando em uma obra audiovisual independente de alto nível e com identidade única”.

Cenários e bastidores

Grande parte do curta foi gravada em Jundiaí, tendo como cenário principal o Espaço Expressa, único patrimônio tombado em nível nacional na cidade, cuja atmosfera histórica se tornou parte essencial da identidade visual da obra. A produção também contou com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, que cedeu uma locação especial e inédita, a ser revelada apenas na estreia.

Mais do que uma exibição: uma experiência imersiva

A Sessão Première vai além da exibição do curta. O público poderá participar de bate-papos sobre o processo criativo e os bastidores da produção, além de um momento especial com a Overdrive Luna, que apresentará ao vivo as músicas inéditas criadas para o projeto.

A proposta é oferecer uma experiência imersiva, que valoriza o trabalho autoral de artistas locais, evidencia a força da produção cultural independente e fortalece a cena artística contemporânea de Jundiaí.

Serviço

  • Evento: Sessão Première – Curta-metragem VERONA
  • Data: 16 de setembro
  • Local: Sala Glória Rocha – Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, Jundiaí (R. Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
  • Ingressos: gratuitos, disponíveis na plataforma Sympla
  • Classificação indicativa: 16 anos

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4