Ciesp critica desoneração fiscal para compras internacionais em e-commerce
Connect with us

Economia

Ciesp critica desoneração fiscal para compras internacionais em e-commerce

A entidade considera que a decisão resulta em concorrência desleal que prejudica a produção nacional e gera perdas de empregos. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Rafael Cervone, presidente do CIESP
Foto: Divulgação/CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) manifesta forte reprovação à medida aprovada pela Câmara dos Deputados que reduz o Imposto de Importação para compras de até US$ 50 em plataformas internacionais de e-commerce. A entidade critica a iniciativa por considerar que ela cria um ambiente de desigualdade tributária em relação à indústria e ao varejo brasileiros. Dessa forma, resultaria em concorrência desleal que prejudica a produção nacional e gera perdas de empregos.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp, enfatiza que a medida privilegia empresas estrangeiras em detrimento das nacionais. Assim, de acordo com ele, criando um cenário que beneficia a geração de emprego, renda e impostos fora do país. Ele defende a busca por isonomia e critica a postura do governo de “atacar o problema em sua origem e em sua totalidade”.

“No Brasil, estamos sempre contando com migalhas, como esse pequeno avanço representado pela alíquota de 20%. Evitamos vergonhosamente atacar o problema em sua origem e em sua totalidade”, enfatiza o presidente do Ciesp. “Privilegiar empresas estrangeiras, que geram emprego, renda e impostos lá fora, não tem lógica alguma. É uma opção contra os brasileiros e aqueles que aqui trabalham. Nosso país não crescerá abrindo mão de sua indústria, comércio e serviços. Precisamos progredir e buscar total isonomia, e não foi o que aconteceu”.

Segundo a Ciesp, a faixa de produtos de até US$ 50, que representa o ticket médio do comércio nacional, é a mais afetada pela medida. Nessa faixa, os sites internacionais passam a ter uma carga tributária total de 44,58%, enquanto empresas brasileiras podem chegar a pagar até 90% em impostos. Essa disparidade colocaria as empresas nacionais em desvantagem competitiva.

Benefício indevido e falta de fiscalização

O Ciesp critica a concessão de benefícios fiscais às plataformas internacionais de e-commerce desde agosto de 2023, através da Portaria 612 do Ministério da Fazenda. A entidade considera a medida como um “prêmio” por adesão ao programa Remessa Conforme da Receita Federal, ignorando a obrigatoriedade legal de cumprir as normas.

Além disso, as mercadorias importadas por essas plataformas não passam por análise de órgãos como Inmetro, Anvisa e Ministério da Agricultura, colocando em risco a segurança dos consumidores.

O Ciesp defende que as autoridades repensem a questão e busquem soluções que garantam justiça e isonomia para as empresas brasileiras. A entidade reitera que as empresas nacionais não desejam benefícios, mas sim condições igualitárias para competir no mercado.

Empreenda

Empreendendo em Jundiaí: dono do salão Prime Professional conquistou negócios em 50 países

Esse é o primeiro case de sucesso apresentado pelo novo quadro do Tribuna de Jundiaí. Conheça.

Published

on

Vitor, dono do salão Prime Professional, participou do quadro Empreendendo em Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Claudemir Vitor dos Santos - mais conhecido por Vitor - é dono do salão de beleza Prime Professional Beauty Academy, em Jundiaí. Vindo de uma família muito humilde do interior do Paraná, ele trabalha desde os 13 anos de idade e, aos 19, saiu do país em busca de seu sonho de construir um império global de beleza. Esse é…

Continue Reading

Economia

Rafael Cervone destaca os impactos dos juros altos na economia brasileira

Segundo o presidente do CIESP, medidas desestimulam investimentos e consumo, dificultando o crescimento da economia e a geração de empregos

Published

on

Rafael Cervone é presidente do CIESP
Rafael Cervone é o presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone, critica a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, anunciada pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (19). Segundo ele, essa medida, que coloca o Brasil entre os cinco países com os juros mais altos do mundo, "desestimula o crédito para investimentos e o consumo,…

Continue Reading

Empregos

MRV Construções tem mais de 60 vagas de emprego em Jundiaí

As vagas são para estágio de engenheiro civil, servente de obras, auxiliar de limpeza, auxiliar técnico de engenharia, encarregado de obras, pedreiro e mais. Confira.

Published

on

Construtora abre vagas de emprego em Jundiaí
Foto: Canva

A MRV, gigante da construção civil na América Latina, está com diversas vagas de emprego em Jundiaí. Os interessados poderão participar do processo seletivo através de uma entrevista de emprego no Espaço Jundiaí Empreendedora. O espaço fica no Piso G3 do Maxi Shopping e oferece milhares de vagas de emprego em Jundiaí. Para participar da entrevista para as oportunidades na…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)

Há vagas para analista de marketing, analista fiscal, cozinheiro geral, ajudante de obras, técnico de laboratório industrial, analista de RH e mais.

Published

on

Carteira de Trabalho simboliza vagas de emprego abertas em Jundiaí
Confira e candidate-se (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. Além disso, as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (24), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Recursos Humanos na Proativa Recursos Humanos LTDA…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora reúne empresas e jovens na Maratona do Estágio CIEE

O evento teve 120 vagas de aprendizagem e estágio para estudantes a partir de 14 anos de idade.

Published

on

Maratona do Estágio CIEE
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em busca de impulsionar a inserção de jovens no mercado de trabalho, as Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio do Espaço Jundiaí Empreendedora, de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) se uniram para realizar a Maratona do Estágio CIEE nos dias 19 e 20 de junho. O evento,…

Continue Reading