Dona da Starbucks e Subway no Brasil pede recuperação judicial

A SouthRock Capital, empresa responsável pelas operações das marcas Starbucks e Subway no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial no dia 31 de outubro. A solicitação foi apresentada à 1ª Vara de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo em um processo mantido em sigilo.

Segundo o pedido, a empresa, que também é proprietária das marcas TGI Fridays e Brazil Airports Restaurants no país, enfrenta uma dívida de R$ 1,8 bilhão. Em comunicado divulgado a veículos especializados em finanças, a SouthRock Capital alegou que a solicitação de recuperação judicial se deve à necessidade de “proteger financeiramente algumas operações” e à busca de ajustar seu “modelo de negócios à realidade atual”.

A empresa também mencionou fatores como a inflação e as altas taxas de juros como motivadores para o pedido de recuperação, afirmando: “Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.”

A SouthRock assegurou que o funcionamento das marcas atualmente sob sua administração não será afetado pela situação de recuperação judicial.