
O Governo do Estado de São Paulo anunciou oficialmente o calendário de pagamento do IPVA 2026, com opções de quitação à vista com desconto ou parcelamento conforme o valor do imposto.
Pagamento à vista do IPVA 2026
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, quem optar por pagar o IPVA 2026 à vista em janeiro terá direito a um desconto de 3%, desde que o pagamento seja feito até a data-limite correspondente ao final da placa do veículo.
Datas-limite para pagamento à vista em janeiro:

Quem preferir poderá realizar o pagamento em fevereiro, sem o desconto, também observando a data de vencimento conforme o número final da placa.
Parcelamento do IPVA 2026
O parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, de janeiro a maio. No entanto, essa opção só está disponível para veículos cujo valor do imposto seja igual ou superior a 10 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo). Para valores inferiores, o parcelamento poderá ser feito em três ou quatro parcelas.
Caminhões têm calendário diferente
Para veículos de carga, como caminhões, o calendário de pagamento é diferenciado. O imposto pode ser quitado em cota única, sem desconto, até 22 de abril. Também é possível parcelar o valor em até cinco vezes, com vencimentos fixados para o dia 20 de cada mês, de abril a agosto.
Como pagar o IPVA 2026
O pagamento do IPVA 2026 pode ser feito diretamente nos caixas eletrônicos ou via internet banking. Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo e escolher a forma de pagamento desejada.