O estado de São Paulo registrou um aumento de 2,47% na atividade econômica de micro e pequenos negócios em julho de 2024, comparado ao mesmo mês de 2023. O dado é do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que acompanha mensalmente o desempenho desse setor essencial para a economia.
Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, aponta que o crescimento paulista de julho pode estar relacionado à criação de empregos no estado.
“Com mais pessoas inseridas no mercado de trabalho, há um aumento no poder de compra, o que impulsiona a atividade econômica das empresas, inclusive as de micro e pequeno porte”, diz Lilian.

Além da variação positiva do mês de julho (2023 e 2024), o ISM do estado de São Paulo cresce pela sexta vez consecutiva em 2024, com alta desde o mês de fevereiro.
O indicador criado pela fintech SumUp tem abrangência nacional e busca analisar a atividade econômica dos micro e pequenos negócios por meio de um método econométrico próprio. Esse cálculo é realizado mensalmente, considerando fatores como o volume de vendas processado pelos produtos da SumUp, sazonalidade, PIB estadual e diferenças demográficas.
A metodologia visa fornecer dados confiáveis e relevantes para o setor. Os detalhes dos dados nacionais podem ser consultados na página oficial do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM).
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina.