Estudantes de Jundiaí participam de gravação de música em estúdio com produtor.
Foto: Arquivo pessoal/Diego Honório

Alunos da Escola Estadual Professor Albino Melo de Oliveira, localizada no bairro Engordadouro, em Jundiaí (SP), surpreenderam a comunidade escolar com a criação de uma música autoral que fala sobre educação, sonhos e transformação social.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o professor Diego Honório contou detalhes sobre o projeto que envolveu criatividade, engajamento e trabalho em equipe.

Da sala de aula ao estúdio: o nascimento de um projeto coletivo

Segundo o professor, a ideia surgiu durante uma reunião do grêmio estudantil, promovida pela Unidade Regional de Ensino de Jundiaí em parceria com a organização Parceiros da Educação.

O evento lançou um concurso de campanhas de engajamento estudantil, incentivando produções audiovisuais que destacassem o papel da escola na realização dos sonhos dos jovens.

“No primeiro semestre de 2025, os alunos que desenvolveram o vídeo participaram de uma disciplina eletiva de produção de conteúdo para redes sociais, ministrada por mim. Então, utilizando os conhecimentos adquiridos, resolveram arriscar e gravar uma música e um videoclipe”, explica o professor Diego Honório.

Com o apoio do diretor Érique Pansonatto e de toda a equipe escolar, os estudantes escreveram a letra da canção, homenageando mães, professores e a escritora Carolina Maria de Jesus. O produtor musical Hans Zeh colaborou voluntariamente com a gravação e orientação técnica no estúdio.

Música criada por alunos destaca a importância dos sonhos e da escola (Foto: Arquivo pessoal/Diego Honório)

“A gravação do videoclipe ocorreu na própria escola e exigiu postura e firmeza dos alunos envolvidos, que se entregaram em cada cena. O mais interessante foi o apoio de toda a comunidade escolar, que incentivava com gritos positivos durante as filmagens”, relembra o professor.

[tdj-leia-tambem]

Protagonismo estudantil e emoção nos bastidores

No total, sete alunos participaram da produção: Eduardo Grillo, Stella Cordeiro, Giulia Vitória, Sophia Garcia, Lívia Dionisio, Christian Richard e Vitória Gabrielly, todos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

“Apesar de não ter nada definido, existe uma previsão e anseio para que eles façam uma performance ao vivo em dezembro, durante a celebração da conclusão do ano letivo”, adiantou Diego.

O educador destacou ainda o amadurecimento dos alunos ao longo do processo:

“Como professor, tudo o que eu posso sentir se resume na frase: ‘É para isso que eu escolhi dar aula.’ Saber que meus ensinamentos inspiraram e contribuíram para algo tão profissional e significativo é indescritível”.

Ele acrescenta que o projeto revelou talentos e transformou a timidez dos alunos em confiança: “Eles se entregaram como verdadeiros artistas”.

Estudantes compõem música sobre o poder transformador da escola (Foto: Arquivo pessoal/Diego Honório)

“Nunca mais vou ter uma experiência dessa”

O estudante Eduardo Grillo, do 9º ano, descreveu o projeto como um momento único em sua trajetória escolar.

“Foi incrível, acho que nunca mais vou ter uma experiência dessa, foi muito divertido e bem interessante, aprendi várias coisas que ainda não tinha conhecimento. Foi muito legal poder participar de um projeto desse. Poucos alunos têm uma oportunidade tão incrível como essa”.

A música e o videoclipe, disponíveis nas plataformas digitais da escola, refletem o que o projeto representou para todos os envolvidos: a força da educação como instrumento de transformação e realização de sonhos.

Assista a seguir:

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5