
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, número praticamente igual ao de 2024 (26,6%) e inferior aos índices de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o balanço foi positivo.
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro na noite deste domingo (9). Ao todo, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para a prova. Santana destacou ainda que 3.240 participantes foram eliminados por diferentes irregularidades, como uso de materiais impressos, saída de sala fora do horário permitido e porte de equipamentos eletrônicos. “Foi tudo tranquilo”, reforçou.
Gabarito sai na quinta-feira (13)
Camilo Santana informou que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o apoio de mais de 300 mil profissionais.
Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e TICs) e Ciências Humanas(História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da redação.
Tema da redação aborda envelhecimento no Brasil
O ministro elogiou o tema da redação “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” e ressaltou sua relevância social.
“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, disse Santana.
Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliaram que a proposta incentiva reflexões sobre etarismo e direitos da população idosa, promovendo debates importantes sobre o envelhecimento ativo e o papel social das novas gerações.
“Prova linda”, diz presidente do Inep
O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou o exame como “lindo” e “maravilhoso”.
“Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, afirmou.
O ministro confirmou que os casos de reaplicação do exame ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes das cidades do Paraná afetadas pelo tornado.
Segundo dia de provas
O segundo dia do Enem 2025 será no próximo domingo (16), com as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Além de avaliar o desempenho dos estudantes e das escolas, o Enem segue como principal porta de entrada para o ensino superior. A nota pode ser usada no Sisu (para universidades públicas), no Prouni (bolsas em instituições privadas) e no Fies (financiamento estudantil).