Escola Inovadora Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí tem motivo de sobra para comemorar o Dia da Educação, neste dia 28 de abril. Mais do que nunca, o projeto Escola Inovadora, implantado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, está gerando reconhecimento para a cidade.

A Escola Inovadora foi criado para o desenvolvimento desta nova geração, com foco em três eixos: ambiência escolar, qualidade da educação e formação dos educadores. Mesmo com os desafios da pandemia, Jundiaí seguiu investindo nas ações de inovação. Um dos destaques é o projeto de desemparedamento da infância, que foi aplicado em 2021, e sugere a utilização de espaços externos para as aulas, possibilitando que as crianças tenham mais contato com a natureza.

O projeto de desemparedamento usa espaços como praças e espaços públicos no entorno das unidades escolares, e o recém-inaugurado Mundo das Crianças. “O desemparedamento é inédito no Brasil e o projeto levou a cidade a ser indicada para  concorrer ao prêmio 2021 Global Mayors Challenge, da Fundação Bloomberg. Isso demonstra que Jundiaí está no caminho certo para manter a qualidade do processo educacional, ampliando o contato com a natureza, propondo uma infância saudável e aliando a aprendizagem ao compromisso de tornar a cidade boa para as crianças”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Formação de educadores

Outro ponto de prioridade para a administração de Jundiaí é a formação, reciclagem e especialização dos educadores da rede municipal de ensino. A cidade recentemente superou a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e disponibilizou aos professores diversas ferramentas que promovem atualização profissional.

“A pandemia também agilizou o processo de ampliar as ferramentas virtuais. Anualmente, são oferecidas centenas de atividades de formação aos educadores. As boas notas conquistadas no IDEB têm influência das capacitações oferecidas para que eles possam oferecer o melhor da Educação Inovadora às nossas crianças”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

[tdj-leia-tambem]

Obras e centros de pesquisa

Jundiaí também investe em obras para promover uma boa ambiência escolar. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade investiu 15,7 milhões em investimentos, que foram direcionados para as obras de seis unidades escolares municipais.

São estas as EMEBs Prof. Joaquim Candelário de Freitas, Prof. Anézio de Oliveira, Reynaldo Montalvão Basile, Amélia Lima Lopes, Professora Mercedes Basile Bonito e Wilma Nalin Fávaro.

Além disso, a educação de Jundiaí se destaca por ter o primeiro Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, o CIEMPI. Este centro é fruto de um projeto da UGE em parceria com o NEPP-UNICAMP destinado a toda comunidade jundiaiense e às pessoas que se interessem pela educação patrimonial, os estudos da memória e as pesquisas da infância.

“O Centro conta com site no qual são oferecidos workshops, oficinas, cursos especialmente voltados para documentação pedagógica e investigação da infância, ambientação e contextos investigativos. Para 2021, a linha pedagógica que estamos seguindo é da Pedagogia da Escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. Esse resultado foi impulsionado pelo Centro de Memórias e Pesquisas, tão importante para a cidade”, salienta Vastí.

“A educação inovadora de Jundiaí tem foco no desenvolvimento do aluno potente, criativo e preparado para o mercado de trabalho futuro”, conclui o prefeito Luiz Fernando.