
Três mulheres empreendedoras abriram seu negócio na pandemia e hoje têm um estabelecimento que é um sucesso. Hoje, o Empreendendo em Jundiaí apresenta a história da Degustare Belém. Márcia, Nikolli e Janaína são proprietárias da Degustare e a história da parceria começou pela paixão pelo cafézinho da tarde.
“Nós gostávamos de sair à tarde, então nós íamos tomar um cafezinho […] e com isso foi criando o desejo de nós estarmos abrindo um negócio. A Janaína já trabalhava com bolos e em 2019 nós inauguramos a nossa primeira cafeteria”, conta Márcia.
Impacto da pandemia quase acabou com o sonho das empreendedoras
O trio de empreendedoras abriram a Degustare Belém em agosto de 2019 e sete meses depois, o Brasil foi acometido pela pandemia da Covid-19. Infelizmente, o Degustare não conseguiu se manter neste período, devido principalmente à necessidade de distanciamento social. “Nós tivemos que fechar o nosso estabelecimento. Foi triste na época, porque foi uma novidade para nós, né? O primeiro empreendimento nosso, então era aquela felicidade, alegria de tudo.”
As três proprietárias relatam que, após fechar o local, foram para casa e começaram a trabalhar apenas com encomendas de seus produtos. “Não foi fácil nesses períodos, nós tivemos momentos que nós queríamos parar. Nada estava ao nosso favor”.
Mesmo com os problemas financeiros durante a pandemia e a vontade de desistir, uma amiga erguia a outra e, assim, o Degustare Belém continuou de pé.
“A pandemia foi assim, bom para uns e para outros não, né? Mas eu vejo que tudo é aprendizado. Se tudo isso aconteceu não só conosco, como com vários estabelecimentos, acho que nos torna um pouco mais fortes. A gente fala até um pouco emocionada, porque não é fácil.”
“A gente teve a nossa família também se dedicando com a gente e aí de repente vê tudo dentro de um saco preto, para nós e foi bem dolorido”, conta Janaína. “Mas ninguém queria desistir, às vezes a gente não conseguia ver alguma saída, então foi uma fortalecendo a outra para a gente não desistir do sonho e graças a Deus, nenhuma das três desistiu, né?”
A volta por cima da Degustare Belém
Em 2021, as empreendedoras tomaram a decisão de retornar para o espaço físico da Degustare Belém. Com todo o conhecimento e experiência adquirida nestes três anos, o trio decidiu que esta fase da cafeteria seria diferente. “Nós não queríamos mais fazer aquilo que nós estávamos fazendo antes, nós queremos fazer algo diferente. Já que era para voltar, que voltasse diferente, com uma cara nova.”
Elas reformaram todo o espaço que conseguiram. “Tudo, tudo, tudo têm mãos nossas. Nós somos empreendedoras mesmo, porque tudo que nós queríamos fazer, nós vamos lá e fazíamos. A gente estava ‘zerado’, não dava para pagar pedreiro, não dava para pagar nada, era a gente que quebrava”.
O trio observou que, na pandemia, houve um “boom” de cafeterias, então Márcia, Janaína e Nikolli precisaram ser criativas para se destacar no mercado de empreendedorismo em Jundiaí. “Como nós sempre gostamos de sair, cada um aqui tinha um gosto: um queria pizza, [outro] queria comer só doce, o outro queria lanche. Então isso foi trazendo na nossa mente: ‘vamos fazer um rodízio com tudo e mais um pouco, sem tirar os bolos, sem tirar o chocolate, sem tirar as tortas’. Então a gente implementou no rodízio.”
Hoje, a Degustare Belém tem uma enorme variedade de delícias, desde doces, sorvetes e bolos, a lanches, pizzas e massa. “isso foi uma novidade em Jundiaí e graças a Deus as pessoas aceitaram. E hoje, de um dia para o outro, explodiu. Para nós, estar vivendo isso é um sonho”.
O Degustare Belém fica na Rua Norberto Crispim, 33 – no Jardim Caçula, em Jundiaí. Você pode saber mais e conhecer o cardápio do rodízio mais completo da cidade, seguindo a Degustare no Instagram, pelo @degustarebelem.